Pages

Subscribe:

domingo, 28 de outubro de 2012

ACM Neto é eleito o novo prefeito de Salvador com 53,51% dos votos válidos

Fonte: IBahia. Foto: bahiapress.com.br

Na pesquisa boca de urna divulgada neste domingo (28), Neto já aparecia na frente de Nelson Pelegrino com 52% das intenções de votos

Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) – ACM Neto venceu as eleições para prefeito de Salvador. Das 4.507 seções apuradas, 100%, o candidato do partido Democratas tem 53,51% dos votos válidos (717.865 votos), e a partir de 1º de janeiro de 2013, assumirá o cargo de executivo municipal.

Em sua página do Facebook, o novo prefeito agradeceu a população de Salvador. "Não duvidei um só minuto da força do nosso povo. Hoje, começamos a escrever uma nova história e Salvador vai reconquistar seu brilho e orgulho. Obrigado pela confiança!", disse.

ACM Neto acompanhou a votação em sua casa, com a presença de familiares e correligionários, e irá comemorar a sua vitória nos comitês da Vasco da Gama e no Subúrbio, onde um trio da banda Psirico deve comandar a festa.

Pesquisas
Neste domingo (28), a pesquisa Boca de urna realizada pelo Ibope já apontava ACM como prefeito com 52% das intenções de votos, contra 48% para Nelson Pelegrino.

Na pesquisa Ibope divulgada no dia 19 de outubro, o candidato ACM Neto (DEM) aparecia na frente, com 47%  das intenções de voto contra 39% de Pelegrino (PT), com margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa apontava ainda que 9% dos eleitores pretendiam votar nulo ou em branco e 4% não sabiam em quem votar ou não responderam. Nesta pesquisa, foram entrevistados 805 eleitores.

Apoios no segundo turno
Três candidatos derrotados na disputa pela prefeitura de Salvador declararam apoio à candidatura de Pelegrino - Mário Kertész, que concorreu pelo PMDB mas anunciou desfiliação do partido depois do pleito, Rogério Da Luz (PRTB) e Márcio Marinho (PRB).

Já ACM Neto contou com o apoio do PMDB baiano, anunciado pelos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima.

O candidato Hamilton Assis (PSOL) declarou neutralidade.

Primeiro turno
O resultado do primeiro turno mostrou Salvador dividida com a diferença de menos de 6 mil votos em mais de 1,5 milhão de eleitores que foram às urnas. ACM Neto (DEM), teve 40,17% dos votos válidos, e Nelson Pelegrino, conseguiu 39,73%.

No primeiro turno, o resultado contrariou as pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ibope, que mostravam o petista liderando a disputa com 43% dos votos válidos. A pesquisa boca de urna divulgada pelo mesmo instituto no domingo (7) do primeiro turno, também trazia Pelegrino à frente com os mesmo 43%.

ACM Neto abraçando a sua mãe, Maria do Rosário. Foto: IBahia.

Perfil
Nascido em Salvador e formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, desde muito jovem militou na política. ACM Neto tem 33 anos, está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal e é o atual líder da bancada do DEM na câmara.

Foi assessor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, de 1999 a 2002. Em 2002 foi eleito deputado federal, sendo o candidato mais votado da Bahia pelo PFL (atual DEM) e reelegeu-se deputado nas eleições de 2006. Foi candidato à prefeitura de Salvador em 2008, mas não alcançou votação o suficiente para ir para segundo turno. Em 2010 reelegeu-se deputado federal, sendo o mais votado da Bahia e o oitavo mais votado no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site