Pages

Subscribe:

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cem alunos de escola estadual em São Paulo fazem livro de poesia


Por: Bruno Bocchini. Fonte: Agência Brasil.
Fotos: depressaoepoesia.ning.com / portal.baixadaon.com.br / grupoautentica.com.br
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)


Cem alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Professor Alceu Guerner Gonzalez, na periferia de São Paulo, lançaram na última semana um livro de poesia - Minha Essência Virou Poesia. Os estudantes, de até 70 anos, contaram experiências de vida por meio de textos de sua autoria, elaborados em oficinas de língua portuguesa.

A ideia partiu do professor de língua portuguesa. A escola, que fica no Itaim Paulista, zona sul da capital, fez uma parceria com a Editora Terracota e inscreveu o trabalho no Programa de Projetos Descentralizados (Prodesc) do estado. Os alunos, que estudam à noite, no equivalente ao antigo supletivo, prepararam-se por cerca de seis meses nas oficinas.

 “O interesse dos alunos foi surpreendente. Eles participaram muito ativamente. Acreditaram na ideia e, com isso, a gente conseguiu fazer com que fossem capazes de acreditar neles mesmos”, destaca a diretora da escola, Maria Cristina Ferreira.
Ela conta que os autores do livro, que em sua maioria estão no equivalente ao segundo e ao terceiro ano do ensino médio, são alunos que ficaram fora da escola por muitos anos e voltaram a estudar, por necessidade, depois de adultos.

“Além do desenvolvimento nas oficinas, eles tiveram que aprender rima, estrofe, como escrever um poema. A autoestima foi lá em cima. No dia do lançamento, estavam todos arrumados, as famílias felizes. Eles passaram a valorizar a educação”.

 “Pegar uma condução cheia, lotada, chegar atrasado, não é fácil, são pais e mães de família. Estar estimulado é muito bom, eles vão voltar das férias felizes, eles valorizam agora muito mais a escola e a educação”.

Uma das autoras do livro, Dulci Diva Santos, de 71 anos, conta que sempre foi boa aluna, mas depois de ser reprovada no oitavo ano do ensino fundamental, quando ainda era jovem, abandonou a escola. Faltou motivação, diz. “Na oitava série, eu não passei, me decepcionei demais e tive de começar a trabalhar para ajudar meus pais, daí desisti”, destaca.

Agora, voltou a estudar e descobriu que pode também ser poeta. O poema dela é sobre a família, cujos membros quer motivar. “Eu voltei a estudar para estimular meus netos e minhas netas. Tem muita gente que está sem motivação na vida”, diz.

O livro, de 99 páginas, foi editado oficialmente com o registro International Standard Book Number (ISBN), sistema identificador único para livros e publicações não periódicas.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site