Pages

Subscribe:

sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva: Bahia nasceu para vencer – Parte 1

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_Bahia. Foto: camisasemanias.blogspot.com.br
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)

Teixeira Gomes; Leônidas e Gueguê; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarany, Gambarrota
e Pega-Pinto. 
O técnico é João Barbosa. Informação: Google.com.br

O Esporte Clube Bahia, mais conhecido como Bahia é uma agremiação esportiva da cidade de Salvador, na Bahia. Pertence a Série A do Brasileirão, sendo o clube nordestino com mais participações na divisão principal (44 participações em 53 edições). Seu rival é o Esporte Clube Vitória, com quem protagoniza o clássico conhecido como Ba-Vi, que é considerado o maior da região norte-nordeste e um dos mais conhecidos clássicos do futebol brasileiro.

Famoso pela grande fidelidade dos seus torcedores, que costumavam lotar o Estádio da Fonte Nova (demolido para dar lugar a uma moderna arena), local onde mandava suas partidas, mesmo quando estava em divisões inferiores, o clube manteve-se como uma das maiores torcidas do Brasil.

Suas maiores conquistas são o bicampeonato brasileiro quando conquistou em 1959 derrotando o Santos de Pelé e o de 1988 em cima do Internacional, duas Copa do Nordeste em 2001 e 2002 e 44 Campeonatos Baianos no currículo (um dos maiores recordistas) além de aparecer na Copa Libertadores da América três vezes atingindo as quartas-de-finais em 1989, seu melhor desempenho.

O Bahia mandava seus jogos em casa na Fonte Nova com capacidade para 60 mil torcedores desde 1951, mas, depois do desastre que ocorreu no estádio em 2007, o Tricolor teve que jogar longe de Salvador, primeiro em Camaçari, no estádio Armando Oliveira, posteriomente passou a jogar em Feira de Santana, no estádio Joia da Princesa pra só depois com a reforma do Estádio Metropolitano de Pituaçu, mandar seus jogos lá.

Em 2010 manteve uma média de 18.654 torcedores por jogo, o que fez com que o clube fosse premiado como Torcida de Ouro 2010, prêmio concedido pela CBF.

De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a décima quinta de maior valor no Brasil, ultrapassando os 55 milhões de reais, figurando como a maior do nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site