Pages

Subscribe:

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aneel busca evitar que redução de tarifas incentive aumento no consumo de energia

Por: Pedro Peduzzi. Fonte: Agência Brasil.
Fotos: topgyn.com.br / ultimoinstante.com.br
Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL)


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer evitar que a redução de até 32% na conta de luz incentive as pessoas a aumentarem o consumo de energia elétrica, como se estivessem aproveitando uma liquidação de ponta de estoque. Para o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, é importante que o brasileiro aproveite a oportunidade para fazer com que essa economia no custo da energia seja ainda maior. “Basta que o consumo também seja reduzido”, sugere Hübner.

“Não é por [a energia] estar mais barata que os consumidores devem deixar de se preocupar em economizar. Uma coisa boa pode ficar ainda melhor”, disse ele à Agência Brasil. A redução nas tarifas está em vigor desde 24 de janeiro, mas só a partir do próximo dia 24 – após se completar o primeiro ciclo de cobrança com as novas tarifas – é que o desconto será repassado integralmente à conta de luz. Até então, o benefício é apenas proporcional aos dias contabilizados com os novos valores.

Os consumidores residenciais serão beneficiados com uma redução de 18% na tarifa. Para a indústria, o comércio, a agricultura e o setor de serviços, a redução chegará a até 32%.


Na opinião do diretor da Aneel, a possibilidade de a diminuição do custo da energia implicar aumento do consumo não vai contra o discurso de sustentabilidade do governo federal. “Isso não é verdade porque o custo da tarifa é muito elevado no Brasil”, disse Hübnser, ao defender os efeitos dessa redução para o custo Brasil.

A fim de apresentar algumas dicas para estimular a redução do consumo de energia elétrica, e evitar que a redução do preço acabe estimulando maior consumo, a Aneel lançou hoje (14), em seu site, a cartilha Use a Energia com Inteligência.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site