Pages

Subscribe:

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sindicato diz que obras da Arena Fonte Nova só terminam dia 20 de março

Por: Rafael Sena*. Fonte e fotos: IBahia
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)

Obras civis vão continuar, apesar do prazo final marcado para o dia 28 de fevereiro. 'Entrega' não contará com nenhuma solenidade

Na prática, não haverá entrega da Arena Fonte Nova nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro. Nenhuma solenidade ou qualquer protocolo está previsto para que o consórcio responsável pelas obras repasse o estádio ao governo do estado. Até porque as obras devem continuar. De acordo com Adalberto Galvão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav-BA), a previsão é que as obras civis se encerrem apenas no dia 20 de março, poucos dias antes da antiga data para inauguração do estádio, dia 29 de março.

Segundo Galvão, ainda estão pendentes trabalhos de lixamento, acabamento, pintura, concretagem externa, fechamento do entorno e parte da garagem externa. "Isso também são obras civis", disse. Em nota enviada ao iBahia Esportes, a assessoria da Arena Fonte Nova avisou que as obras civis se encerrariam dia 28 de fevereiro. Seriam elas: implosão, reciclagem dos resíduos, terraplanagem, fundação, montagem da superestrutura – pilares, vigas, lages, construção dos acessos, fundação e estrutura do edifício garagem, cobertura, instalação dos assentos, instalação do gramado.

Na sequência, ou seja, a partir do dia 28, o consórcio dá início ao regime de pré-operação. a Arena estará em fase de testes dos seus diversos sistemas (segurança, combate de incêndio, instalações elétricas, hidráulicas, tecnologia da informação, rádio e telefonia). Neste período, os parceiros dos espaços internos da Arena também farão as suas intervenções e instalações para atender às especificações da Fifa.

 Sobre as obras do entorno do estádio, onde estão apinhados entulhos, areia, caçambas e tratores, o iBahia Esportes procurou a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para saber se há prazo para entrega das obras do entorno. Até o início da tarde desta quinta-feira (27), não obtivemos retorno. Operários que tocam as obras de infra-estrutura nas cercanias da Arena Fonte Nova disseram que é pouco provável que elas terminem antes do final de março.

Hora extra - Para agilizar o encerramento das obras, os operários da Arena Fonte Nova estão indo além da jornada convencional. Segundo Galvão, do Sintepav-BA, os funcionários trabalharam normalmente no domingo, mas a título de hora extra. Nesta reta final eles também encaram duas horas a mais na carga horário diária, mas o acréscimo está previso na lei trabalhista. Nesta quinta, porém, após acordo com o sindicato, os operários vão trabalhar três horas a mais. A previsão, ainda de acordo com o presidente da Sintepav-BA, é que os operários tenham folga na sexta-feira.


'Entrega' - O repasse do estádio é meramente contratual. De acordo com a secretaria de comunicação do governo da Bahia, nenhum representante do estado estará na Arena Fonte Nova nesta quinta, tampouco membros do consórcio. O dia 28 de fevereiro é o data limite para a primeira supervisão da Fifa, que fará inspeções sobre o andamento das obras para, em seguida, dar seu parecer. A Arena Fonte Nova passa ao comando da Fifa apenas em abril, em dia ainda desconhecido.

Antes disso, um show com Ivete Sangalo, Saulo e Carlinhos Brown, além de outras apresentações artísticas, vão marcar a inauguração do estádio. O governador deve se pronunciar nos próximos dias sobre a nova data. Na segunda-feira (25), o governo do estado e o consórcio Arena Fonte Nova justificaram que a inauguração do estádio seria imprópria para o dia 29 de março porque cai na Sexta-Feira da Paixão. Houve o temor de que a capital baiana esteja esvaziada por conta do feriado, prejudicando o evento.

Quanto ao BaVi do dia 31 de março, o local do jogo virou dúvida. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou que o clássico será mesmo realizado nesta data, mas tudo indica, por conta dos atrasados da Arena Fonte Nova, que ele será realizado em Pituaçu.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site