Pages

Subscribe:

terça-feira, 30 de abril de 2013

Serrinha faz parte do Programa “SAÚDE DO HOMEM”

Por: Jorge Luiz da Silva.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Urologia
Instituto Nacional de Câncer (Inca)
Ministério da Saúde
brasil.gov.br

O município de Serrinha, como não poderia deixar de ser também vai fazer parte do Programa “SAÚDE DO HOMEM”, um projeto implementado por meio de repasse de recurso financeiro fundo a fundo, em 26 estados, Distrito Federal e em diversos municípios brasileiros que deverão desenvolver estratégias e ações voltadas para a atenção à saúde do homem, inserindo-se em seus respectivos Planos de Saúde, respeitando as especificidades e as diversidades de cada localidade.

A estratégia fundamental adotada alicerça suas ações e metas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde do homem, sobretudo nos serviços oferecidos na Rede SUS, a Política Nacional de Atenção Básica e do seu Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

Para auxiliar os gestores estaduais e municipais nesse processo, foi criado o Plano de Ação Nacional.
A série de medidas especifica nove eixos de ação com objetivos geral e específico, meta, ação, indicador e responsabilidade.

São eles:
1. Implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem;
2. Promoção de saúde com foco na elaboração de estratégias para aumentar a demanda dos homens aos serviços de saúde;
3. Informação e comunicação para sensibilizar os homens e suas famílias, estimulando o autocuidado e hábitos saudáveis, por meio de ações de informação, educação e comunicação;
4. Participação, relações institucionais e controle social, que busca associar as ações governamentais com a sociedade civil organizada, a fim de potencializar ações voltadas para essa população;
5. Implantação e expansão do sistema de atenção à saúde do homem, com o objetivo de fortalecer a atenção básica e melhorar o atendimento, a qualidade e resolubilidade dos serviços de saúde;
6. Qualificação de profissionais da saúde para o desenvolvimento de estratégias em educação permanente para os trabalhadores do SUS;
7. Avaliação dos insumos, equipamentos e recursos humanos que garantam a adequada atenção de insumos, equipamentos e recursos humanos que garantam a adequada atenção à população masculina;
8. Sistemas de Informação com o objetivo de melhorar e qualificar as informações destinadas a essa população;
9. Avaliação do projeto-piloto por meio de realização de estudos e pesquisas que contribuam para a melhoria das ações por meio do monitoramento da Política (Brasil, 2009).

Os homens vivem menos que as mulheres porque não cuidam da saúde
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.
Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor.
As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata também está entre as causas mais freqüentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006, segundo o instituto.
Rádilson Carlos Gomes / Ministério da Saúde.

Acolhimento e Avaliação Clínica na Unidade Básica de Saúde de Base de Brasília (DF)
Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.
É para ampliar o acesso deles aos serviços de saúde, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde do Homem, em 2009.  Alinhada à Política Nacional de Atenção Básica e integrante do Programa Mais Saúde: Direito de Todos, criado em 2007, a iniciativa pela saúde masculina prevê aumento de até 570%  no valor repassado às unidades de saúde por procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como a vasectomia, e a ampliação em até 20% no número de ultrassonografias de próstata.
Setenta cidades, incluindo todas as capitais, já aderiram à Política Nacional de Saúde do Homem. Cada uma delas recebeu R$ 75 mil para financiar as atividades. O cidadão encontra esse serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

A iniciativa foca os homens de 20 a 59 anos de idade, que correspondem a 41,3 % da população masculina ou 20% do total da população, totalizando 2,5 milhões de brasileiros. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência a essa população, a meta do governo federal é incentivar que eles procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano,  nas UBS e UPAS.
Além disso, uma parceria entre as secretarias municipais de saúde e o Movimento pela Saúde Masculina, realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia, promoveu caravanas por 28 cidades brasileiras no primeiro semestre de 2011. Em uma Unidade Móvel de Saúde, pacientes consultavam-se com urologistas. O objetivo principal da campanha foi conscientizar sobre a importância da realização de exames preventivos para o combate e diagnóstico precoce de doenças relacionadas à próstata, disfunção erétil, câncer de pênis e outras. Mais de 14 mil homens se beneficiaram da iniciativa.


Homens residentes em Serrinha estão sendo convidados

     Entendendo esse agravo a PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA, SECRETARIA DE SAÚDE e CENTRO DE SAUDE LUIZ EDUARDO MAGALHAES, Inicia no dia 07/05/2013 as 17:00horas o Programa Saúde do Homem.

          Se você quer mudar as estatísticas não despreze esse convite.
          Participe.

Lembre-se que a “saúde é fundamental para o bem viver do ser humano” (Jorge Luiz da Silva).

Mais informações para quem reside em Serrinha:
CSLEM - Centro de Saúde Luiz Eduardo Magalhães, Administrado por  Ubaldo Santana.


Crédito das imagens:
imperatriznoticias.com.br
sandrarizo.blogspot.com
patosonline.com
acordacidade.com.br

Confira aqui a íntegra do documento da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/politica_nacional_homem.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site