Pages

Subscribe:

sábado, 28 de setembro de 2013

Restaurantes dão desconto para quem desligar o celular durante a refeição

Fonte e Foto: Ibahia.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Laranjeiras, SE (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Incomodado com as pessoas que preferem mexer no celular do que conversar, empresário libanês propõe que os telefones fiquem sob custódia do restaurante durante a refeição

O dono do restaurante Bedivere, em Beirute, no Líbano, está oferecendo desconto de 10% nos pratos para quem deixar o telefone celular com a gerência durante a refeição. De acordo com ele, a intenção da medida é fazer com que os clientes socializem uns com os outros pessoalmente. Ao entrar no restaurante, o consumidor pode deixar o celular sob os cuidados da casa e retirar na saída.

E não é só o empresário libanês que se incomoda com a constante presença dos aparelhos durante as refeições. O restaurante Bucato, em Los Angeles, nos Estados Unidos, criou uma área separada do resto da casa onde são colocados os clientes que não conseguem ficar sem o aparelhinho, e um outro estabelecimento na mesma cidade também optou pelo desconto nos pratos, mas o abatimento é de 5%.

O fenômeno de ignorar as pessoas e se concentrar no smartphone em restaurantes se tornou tão comum que já ganhou até nome: “phubbing”, uma mistura de “phone” (telefone) com “snubbing” (ignorar, em inglês).

"Deixe o celular no bolso e converse no mundo real",

diz um dos cartazes

O australiano Alex Haigh chegou a criar uma campanha contra a prática do phubbing, com uma série de pôsteres que alertam para os perigos de ignorar as pessoas ao redor. Os cartazes estão disponíveis para download gratuito. O site Stop Phubbing, criado por Haigh, traz também algumas estatísticas estatísticas sobre a prática. De acordo com o site, em um restaurante comum é possível encontrar uma média de 36 pessoas mexendo no celular. Ainda de acordo com os dados 97% das pessoas acham que a comida não tem um gosto muito bom quando estão na companhia de phubbers (assim são chamadas as pessoas que praticam o phubbing) e 87% dos adolescentes preferem se comunicar via mensagens de texto.

No ranking das cidades com o maior número de phubbers, Nova York é a primeira, com 19.750.00 pessoas, seguida de Los Angeles e Londres. A única cidade brasileira que aparece no ranking é o Rio de Janeiro, que ocupa a 16ª posição, com 1.682.857 phubbers.

O Stop Phubbing traz ainda um formulário de intervenção que o internauta pode preencher e enviar para um amigo que seja fiel à prática, uma ferramenta de upload onde é possível enviar a foto do tal amigo para o 'Hall da Fama do Phubbing' e fotos de celebridades que foram flagradas no phubbing, como é o caso do rapper Jay-Z, fotografado mexendo no smartphone e ignorando a presença da esposa, a cantora Beyoncé.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site