Pages

Subscribe:

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Porque as pessoas não se contentam mais com a almejada aposentadoria?


Fonte e fotos: Fonte: Ibahia.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Especialista fala sobre o idoso no mercado de trabalho

Na coluna da semana passada, começamos a abordar o tema do mercado de trabalho para a melhor idade.
Na primeira coluna da série, procuramos mostrar como a experiência e o conhecimento adquiridos pelos profissionais podem se converter em oportunidades de negócios ou de atuação autônoma, notadamente no segmento educacional.

Todavia, pesquisas recentes mostram que esta não é a única opção disponível e que, são cada vez mais comuns os exemplos de pessoas que continuam em seus empregos de origem, mesmo após a aposentadoria, ou que são reinseridos em ocupações específicas, que demandam perfis muito próximos aos apresentados por este público. De acordo com o Ministério do Trabalho, dados de 2011 mostram que cerca de sete milhões de aposentados voltaram ao mercado de trabalho ou deram continuidade ao exercício de sua profissão. Mas, o que explica esse fenômeno? Porque as pessoas não se contentam mais com a almejada aposentadoria?

Continuar na ativa pode apresentar algumas vantagens interessantes para o idoso contemporâneo. De cara, podemos destacar que a renda auferida se constitui em uma complementação da aposentadoria, cujo valor real tem diminuído ao longo dos anos. Ocorre que, com a aprovação do Projeto de Lei 2886/2008, também será possível rever as contribuições feitas após a aposentadoria, o que não era permitido até então.

Além do salário, benefícios como planos de saúde e odontológicos, oferecidos pelas empresas, podem até ser mais representativos, tendo em vista o valor cobrado pelas operadoras para clientes desta faixa etária. Um outro argumento comum se refere às vantagens psicológicas, uma vez que as pessoas continuam se sentindo úteis e socialmente inseridas, sem falar no estímulo intelectual constante que acompanha o exercício de uma atividade profissional.



Os setores de telemarketing,  produção, transporte, vendas e supermercados são os que mais empregam pessoas com mais de 60 anos, principalmente este último. Dentre as vantagens apresentadas por este profissional apontadas pelas empresas estão a maior disponibilidade de tempo, menor predisposição para mudar de emprego, paciência para lidar com o público e, claro, muita dedicação.

Esse fenômeno do mercado de trabalho, que só está começando, está sendo chamado de semi-aposentadoria. É uma importante tendência a ser acompanhada e uma oportunidade para as empresas que ainda não identificaram nos profissionais mais experientes uma solução para os problemas de alta rotatividade e falta de comprometimento de sua força de trabalho.

Profa. Dra. Carolina Spinola
E-mail: valorh@valorrh.com.br
Consultora da Área de Negócios da ValoRH. Administradora, com mestrado em Administração e Doutorado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional. Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação.







Xbcbdg

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site