Pages

Subscribe:

domingo, 11 de maio de 2014

Cientistas descobrem 'insetos' gigantes em imagens de tubarão raro


Enviado por: Fernando Moreira. (Texto: Ana Clara Otoni)
Fonte: Page Not Found (oglobo.globo.com)
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


"Imagine uma enorme pulga em um gato doméstico"."Imagine uma enorme pulga em um gato doméstico".

Após analisarem imagens do raro tubarão-duende pescado no Golfo do México, nas proximidades da Flórida (EUA), cientistas descobriram outra raridade nas fotografias.

Os analistas disseram que dezenas de crustáceos semelhantes a insetos gigantes, conhecidos como isópodes (cujo nome científico é Bathynomus giganteus), também foram capturados pelo pescador Carl Moore.

A descoberta surpreendeu Andrew Thaler, ecologista especializado em espécies marinhas do fundo do mar. Ele disse, em entrevista à "CNN" nunca ter visto tantos isópodes gigantes em um mesmo lugar antes.

Isópode capturado, em 2002, no Golfo do México. Divulgação/NOAA

Os isópodes são crustáceos que possuem numerosas patas, todas semelhantes. Eles podem atingir até 40 centímetros de tamanho. O tatuzinho-de-areia, por exemplo, também é um tipo de isópode. O tipo capturado por Carl vive escavando o fundo do mar e se alimentam de corpos de baleiras, peixes e lulas em decomposição.

O pescador contou que o tubarão-duende - que tinha 5,4 metros - nadou durante um certo tempo até ser capturado. Os cientistas acreditam que os "insetos gigantes" e o tubarão compartilhavam da carcaça de uma baleia e essa teria sido a razão para que os isópodes tenham sido capturados junto com o animal.

As imagens do tubarão foram divulgadas pela NOAA - Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA - logo após ela ser notificada pelo pescador sobre o animal.


Pescador fisgou excêntrico tubarão-duende de 5,4 metros e "de brinde" capturou os crustáceos gigantes igualmente raros, marcados em amarelo na imagem. Divulgação/NOAA




0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site