Pages

Subscribe:

sexta-feira, 6 de junho de 2014

IV Caravana Cultural promove diálogo com a cultura do Sertão Baiano



Fonte e foto: cultura.ba.gov.br
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)


                       

Equipe da SecultBA visitou 12 municípios de três territórios de identidade para fortalecer o diálogo entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e agentes culturais locais e desenvolver políticas públicas em sintonia com as demandas de cada lugar

Um passeio de seis dias pela riqueza e pela a força das manifestações culturais do sertão baiano. De 25 a 30 de maio, a equipe de dirigentes e representantes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) visitou, conheceu as manifestações culturais e dialogou com representantes de 12 cidades: Nova Soure, Cipó, Ribeira do Pombal, Banzaê, Tucano, Euclides da Cunha, Canudos, Monte Santo, Itiúba, Valente, Conceição do Coité e Serrinha, na IV Caravana Cultural. Denominada Sertão Baiano, a IV Caravana aprofundou o conhecimento sobre cada local, criando bagagem essencial para o desenvolvimento de políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os três territórios de identidade visitados: Sisal, Semiárido Nordeste II e Sertão do São Francisco.

O saldo é extremamente positivo. O contato que tivemos com os representantes culturais, a forma que as cidades se mobilizaram e se organizaram para receber a Caravana e as apresentações artísticas são indicadores que a cultura do sertão baiano é viva e acolhedora. Saímos daqui com muito mais bagagem e muito mais próximos dos dirigentes de cultura de cada município”, avalia o secretário estadual de Cultura da Bahia, Albino Rubim.

O grupo visitou centros culturais, museus, projetos sociais, comunidades indígenas e quilombolas, além de assistir a performances artísticas e culturais dos grupos locais de cada município. “Com as Caravanas, pudemos trocar muitas informações, que é um dos nossos objetivos, mas também fazer com que o servidores da SecultBA e as pessoas que executam as políticas de cultura do Estado conheçam o lugar onde essa cultura vive”, explica o diretor de Territorialização da Cultura da SecultBA e coordenador da IV Caravana, Sandro Magalhães.

Fonte de inspiração

No sertão, a terra árida e o sol escaldante são inspirações e cenários para belas manifestações artísticas e culturais que falam de fé, da magia do cangaço, da luta dos vaqueiros, da identidade sertaneja, entre outros elementos fortes e poéticos. A cultura negra também se perpetua no sertão baiano em cada apresentação de grupos quilombolas, de capoeira e de samba. “Estou muito feliz, pois esta Caravana mostrou que o sertão é também negro e mestiço. A força da presença africana no sertão é bonita de se ver”, emociona-se Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da SecultBA, e completa: “A Caravana foi uma das mais importantes ações deste ano visando o aperfeiçoamento das políticas que até então traçamos. É inspiradora a beleza da paisagem, a fortaleza desse povo com toda sua fé e simplicidade”.

As conversas entre os agentes culturais de cada local, a comunidade civil e os membros da SecultBA foram momentos de reinvindicações e demandas, esclarecimento de questões e explicações, por parte da Secretaria, de suas políticas, ações e projetos. O financiamento à cultura, sobretudo os editais, foi um dos assuntos mais pautados, bem como as estratégias para descentralizar ainda mais a distribuição de recursos para a cultura.




0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site