Pages

Subscribe:

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Projeto Cinematógrafo Potemkin propõe debates sobre sociedade e cinema brasileiro



Fonte e imagem: cultura.ba.gov.br
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL






Nesta quinta (05), a partir das 18h, será dado início ao projeto mensal “Cinematógrafo Potemkin”, que tem como proposta criar um fórum de debates em Salvador em torno da produção cinematográfica nacional. Realizado pela Oficina Cinema – História, do Núcleo de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, o projeto visa ainda a democratização do acesso à sétima arte, além de estimular pesquisas relacionadas ao cinema como representação e discurso da realidade. Os encontros acontecerão na Sala Kátia Matoso, Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), Barris e serão gratuitos.

Nesta quinta, serão convidados ao debate os especialistas Jorge Luiz Bezerra Nóvoa, Soleni Biscouto Fressato e Catarina Cerqueira Santos, que farão reflexões sobre as construções narrativas e os processos sociais e históricos do filme brasileiro “O ano em que meus pais saíram de férias”, dirigido pelo cineasta Cao Hamburger (2006). O projeto é voltado para estudantes, professores, pesquisadores e membros de movimentos sociais e culturais.

Histórico – Existente desde 1994, a Oficina Cinema e História da UFBA provoca debates produtivos acerca da relação imagem-história e representações desta, agrupando pesquisadores de diversos níveis e áreas. Seu nome faz referência ao equipamento utilizado pelos irmãos Lumière para as primeiras exibições do cinema, o cinematógrafo, bem como ao filme do diretor russo Serguei Eisenstein “O Encouraçado Potemkim (1925)”.

Serviço
O quê: “Cinematógrafo Potemkin”
Quando: Quinta-feira (05/06), às 18h, na Sala Kátia Mattoso, da Biblioteca Pública do Estado (Barris)





0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site