Pages

Subscribe:

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cine-Teatro Solar Boa Vista comemora 30 anos



Fonte: cultura.ba.gov.br
Texto: Tacila Mendes
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL


 Foto: Tacila Mendes


Aniversário ganha mês inteiro de programação com Festival Julho+Solar

No dia 6 de julho completam-se 30 anos desde a primeira vez em que o Cine-Teatro Solar Boa Vista abriu as portas para o público e marcou para sempre a paisagem cultural do bairro de Brotas e da própria Salvador. Por isso, desta data até o dia 03 de agosto, a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (DEC/ SecultBA) preparou uma intensa programação, dentro do festival Julho+Solar, que chega a sua terceira edição para “fazer o inverno soteropolitano ainda mais quente”, como se diz por lá. Uma grade variada com atividades para todos os perfis de público tem lugar a preços super populares ou acesso gratuito..

Shows, espetáculos teatrais e de dança, oficinas, cultura hip hop, exibição de filmes e cortejo animam esse mês especial, que já começa em grande estilo, com o show “História da Música da Bahia”, comandado por Paulinho Boca de Cantor, às 19h do próprio dia 06. “Uma data histórica merece ser celebrada com um show que remete a história. É uma felicidade poder dar o pontapé inicial nessa programação com uma figura tão relevante para a cultura da Bahia fazendo um passeio tão gostoso por nossa música”, enaltece Simone Braz, coordenadora do Espaço..
 
espacosculturaisbahia.org
O Julho+Solar será palco ainda do projeto Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Matos, que durante uma semana inteira promove atividades formativas e a participação de artistas do bairro; de uma homenagem a Clementina de Jesus na sua data de nascimento (19/07), capitaneada por Juliana Ribeiro e Barlavento, com artistas convidados, exibição de filme e performances transformistas; do projeto instrumental “Entrevero Musical” (dias 10, 11 e 12), com apoio do Ministério da Cultura para ações culturais durante a Copa do Mundo; da Semana da Mulher Negra (19 a 25/07), com seminário, rodas de conversa e atividades artísticas; e para encerrar com chave de ouro esse aniversário, uma nova edição do Solar de Virote, evento já consagrado do Solar, por 30 horas de programação seguidas da tarde do dia 02 até o entardecer do dia 03 de agosto..

Para compor a grade, desde o início do ano o Solar esteve em contato direto com artistas parceiros e membros da comunidade frequentes na casa, bem como trabalhou com cessão gratuita de pauta, a fim de estimular e facilitar a participação dos interessados em fazer parte desse grande encontro festivo. Para o Diretor de Espaços Culturais da SecultBA, Chicco Assis, a principal finalidade de um espaço público destinado a cultura deve ser exatamente essa de promover encontros.
“Nós sempre entendemos o Solar como um espaço agregador, um ponto de convergência tanto da comunidade do Engenho Velho de Brotas em torno do seu maior equipamento público, como do povo de todos os cantos da cidade. Trabalhamos ali para tentar ampliar o perímetro cultural da cidade, tentar mudar essa ideia de que tudo só acontece no Centro Antigo, entre o Pelourinho e o Campo Grande, ou no Rio Vermelho”, enfatiza Chicco, que de 2007 ao começo de 2014 coordenou o Solar..

O Julho+Solar edição de aniversário abre a série de atividades do segundo semestre do “Circuito de Festivais”, ação da Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA que visa movimentar a programação nos centros dirigidos pelo órgão. Cinco eventos já aconteceram e outros cinco estão previstos até dezembro. Desde o começo do ano a DEC vem pondo em prática o programa-conceito Ocupe seu Espaço, de dinamização da programação de espaços culturais.

História

O Cine Teatro SOLAR Boa Vista é um dos 17 Espaços Culturais mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Inaugurado em Julho de 1984 com o propósito de ser uma opção de cultura, lazer e entretenimento para a comunidade local, o Teatro está  localizado no bairro de Brotas, situado no Parque Solar Boa Vista, local que já abrigou a fazenda onde Castro Alves Morou, já foi hospital psiquiátrico São João de Deus, depois batizado de Juliano Moreira, e já recebeu também a sede da Prefeitura Municipal de Salvador.

Na década de 80, o SOLAR viveu um período áureo, com apresentações de importantes artistas da cena local e nacional. Passaram por lá nomes como Cássia Eller (onde fez uma das suas primeira apresentações em Salvador), Nana Caymmi, Djavan, Luiz Caldas, Ivete Sangalo, Márcia Short (que lá fez sua primeira apresentação profissional), Ninha, Jussara Mathias, Doddy Só, Fernando Guerreiro, Manuel Lopes Pontes, BTCA, Armandinho, Gerônimo, Lázaro Ramos, Vagner Moura, Ana Paula Bouzas, Dino Brasil, Kátia Alexandrina, Maria Manuela, Mário Dias, Nilson Mendes, Hirton Fernandes, dentre outros tantos.

O formato do Cine-Teatro remete a um avião e foi reproduzido em outros 06 Espaços Culturais da SecultBA, espalhados pelo estado. No Solar, a sala de apresentações chama-se Silvio Robatto, em homenagem ao arquiteto que o projetou.

bahianoticias.com.br

(30.06.2014)
Serviço

JULHO+SOLAR

De 06/07 a 03/08 de 2014

Entrada Franca ou Preços Populares

Cine-Teatro Solar Boa Vista – Parque Solar Boa Vista, s/n, Engenho Velho de Brotas.

ABERTURA – Dia 06/07 (Domingo)

19h – Show A História da Música na Bahia – Paulinho Boca de Cantor

GRATUITO – Com distribuição de ingressos 1h antes da apresentação, sujeito à lotação do espaço.





0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site