Pages

Subscribe:

sábado, 27 de setembro de 2014

Nílton Santos, a Enciclopédia do Futebol, vira filme: "ìdolo" estreia na segunda-feira


Fonte e fotos: Site oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)


Nilton Santos em ação pela Seleção Brasileira
Créditos: CBF

Nìlton Santos, glória do futebol brasileiro, foi um zagueiro e lateral-esquerdo que jogava com tanto talento que a crônica da época, entre outros elogios,  o descrevia com "'um jogador que atuava de cabeça em pé, incapaz de dar um carrinho".

Não deve ter sido exagero. Nílton Santos fazia da classe e da técnica duas das suas maiores virtudes, capazes de torná-lo a Enciclopédia do Futebol, ídolo que vestiu apenas uma camisa de clube em toda a carreira: a alvinegra do Botafogo.

Nílton se tornou ídolo dos brasileiros e do mundo com a camisa da Seleção Brasileira, onde começou a jogar em 1950 e foi titular absoluto durante 10 anos, de 6 de abril de 1952 até 2 de junho de 1962.

Neste dia, disputou sua última partida com a camisa amarela, exatamente aquela em que se consagrou bicampeão do mundo, na vitória de 3 a 1 sobre a então Tchecoslováquia.



Jogador que se caraterizava pela elegância com que desarmava os atacantes e dominava a área, no tempo em que atuou como zagueiro, foi como lateral-esquerdo um jogador à frente do seu tempo. Já nos anos 1950 tinha a inciativa de apoiar o ataque, o que levou a marcar gols, como o feito na estreia da Copa do Mundo de 1958, na vitória de 3 a 0 sobre a Áustria.

Merecidamente, portanto, a Enciclopédia do Futebol é o tema do filma ‘ìdolo, que estreia nesta segunda-feira no Cinépolis Lagoon, pelo Festival do Rio 2014. Produzido por Ricardo Macedo e Ricardo Calvet, o documentário conta a trajetória de Nilton Santos (1925 - 2013), um dos principais ídolos do futebol mundial, eleito pela FIFA o melhor lateral esquerdo de todos os tempos.

“Ídolo” tem como narrador Thiago Alvim, botafoguense fanático. Em uma manhã de domingo, o torcedor vai visitar Nilton na clínica que o jogador está internado desde 2007. Com autorização dos médicos, eles partem em uma viagem que acaba se tornando o último reencontro entre Nilton e sua esposa.


O filme conta ainda com imagens das quatro Copas do Mundo que Nilton participou (50/54/58/62), além de jogos e entrevistas inéditas. Entre as personalidades que participam do longa, estão Zagallo, Zico, Junior, Just Fontaine, Carlos Alberto Torres, Amarildo, Djalma Santos e Luís Mendes.

O documentário traça a trajetória de um craque bicampeão mundial no futebol. Retrata ainda seu lado humano, trabalho com crianças carentes e sua luta contra a doença, desvendando a construção de um Ídolo”, como explica Ricardo Calvet.


“Ídolo” é o primeiro longa-metragem de Ricardo Macedo e Ricardo Calvet. Formado em cinema, Macedo trabalhou em comercias e curtas metragens em Madrid, Londres e no Brasil. Já Calvet atuou nas telonas como assistente de produção no documentário “A Luz do Tom”, filme de Nelson Pereira dos Santos, e como produtor e assistente de direção em projetos da Cara de Cão Filmes.


FICHA TECNICA
Roteiro e direção: Ricardo Calvet
Direção de produção: Juliana David e Ricardo Calvet
Produção executiva: Ricardo Macedo e Ricardo Calvet
Fotografia: Ricardo Macedo
Pesquisa Audiovisual: Antonio Venâncio
Montagem: Luiz Guimarães Castro
Som direto: Leandro Peska
Finalização: João Daflon
Desenho de som e mixagem: Denilson Campos e Rodrigo Noronha
Trilha Original: Pedro Igel
Músicas Adicionais: Grupo Mandaia e Pedro Igel

SERVIÇO
Festival do Rio - Filme “Ídolo”
Classificação indicativa: Livre
Duração:103 min

Sinopse: O documentário “Ídolo” traça a trajetória de Nilton Santos, o craque bicampeão mundial no futebol, além de retratar seu lado humano ao longo de sua vida, seu trabalho com crianças carentes e sua luta contra o Alzheimer, desvendando a construção de um ídolo.


Estreia – Sessão de Gala
Data: 29/09
Horário: 20h
Local: Cinépolis Lagoon
Endereço: Av. Borges de Medeiros 1.424 - Estádio de Remo da Lagoa, Lagoa, RJ/RJ

Programação das exibições
30/09 - Centro Cultural de Justiça Federal- sessão com debate;
Endereço: Av. Rio Branco, 241, Centro
Horário: 16h45
01/10 - Oi Futuro Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema
Horário: 18h
03/10 – Ponto Cine
Endereço: Estrada Camboatá, 2300 - Guadalupe
Horário: 16h
04/10 - Ponto Cine
Endereço: Estr. Camboatá, 2300 - Guadalupe
Horário: 18h00






0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site