Pages

Subscribe:

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ídolos do Norte do Brasil participam de disco do paraense Silvan Galvão

TextoMauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com
Fotos: Reprodução
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL



Percussionista, compositor e cantor que migrou de Santarém (PA) para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2014, o paraense Silvan Galvão solta a voz no segundo álbum, Tambores que cantam, produzido pelo artista com Marcelo Bruno e editado pela gravadora Na Music. O título Tambores que cantam já enfatiza o fato de Galvão ir além do som inteiramente instrumental do primeiro álbum, Segredos amazônicos, lançado há quatro anos.

Das 12 músicas do CD Tambores que cantam, onze são de autoria de Galvão. A exceção é a inédita Caribe é alter do chão, contribuição da compositora paraense Dona Onete para o repertório que transita basicamente por ritmos do norte do Brasil como carimbó, marabaixo, batuque, toada e lundu marajoara. Silvan Galvão conta com participações de vários nomes importantes no universo musical do Norte do Brasil.




Nome associado ao carimbó, Pinduca canta Puxirum, tema do gênero. Entronizado como um dos reis da guitarrada, Mestre Solano toca guitarra em Carimbó do papai e em Chique é chaique (Borô), música cuja letra é composta somente por dois versos ("Se Nike é naique / O chique é chaique"). Conterrâneo de Galvão, o violonista Sebastião Tapajós – também nascido em Santarém (PA) – toca em Água doce (Silvan Galvão e Gabriela Góes), música que também abarca a voz da cantora amapaense Patricia Bastos. Já o cantor de Belém (PA) Nilson Chaves é o convidado de Fundo de rio, tema composto na cadência do lundu marajoara, ritmo originado da Ilha de Marajó.

Embora fora do eixo musical do Norte do Brasil, o cantor baiano Xangai também integra o time de convidados de Tambores que cantam, participando da toada Pra enfeitar.

(Créditos das imagens: Silvan Galvão em foto de Rui Zilnet. Capa do álbum Tambores que cantam)








0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site