Texto: Mauro
Ferreira.
Fonte: G1.Globo.com
Fotos: Reprodução
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação itinerante do
Blog MUSIBOL
Editado em 2012 de forma independente e restrita, como resultado da conclusão de trabalho feito por quatro jornalistas na Universidade Metodista de São Paulo, o livro Quelé, a voz da cor – Obra e legado de Clementina de Jesus está sendo relançado em escala nacional neste mês de janeiro de 2017 pela editora Civilização Brasileira, do Grupo Record.
Com outra capa e outro subtítulo (o atual é Biografia de Clementina de Jesus), o livro de Felipe Castro, Janaína Marquesini, Luana Costa e Raquel Munhoz conta a vida e obra da cantora fluminense Clementina de Jesus (7 de fevereiro de 1901 – 19 de julho de 1987). Primeira biografia da artista, o livro é relançado 30 anos após a saída de cena dessa cantora revelada em 1964 por Hermínio Bello de Carvalho.
Elo entre o Brasil e a ancestralidade africana, Clementina lançou onze álbuns entre 1965 e 1982, sendo que alguns desses belos discos foram trabalhos coletivos.
No livro, que expõe na contracapa breves depoimentos de Teresa Cristina e Paulinho da Viola, os autores detalham os discos, as glórias e as lutas de Clementina de Jesus, uma das cantoras mais importantes do Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário