Por: Elaine Patricia Cruz. Fonte: Agência Brasil
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação
Itinerante do Blog MUSIBOL)
A cada 14,4 segundos, no mês de
janeiro, um consumidor brasileiro teve o seu documento de identidade usado
irregularmente por criminosos para obtenção de crédito ou fechamento de algum
negócio, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude.
Perder, então, a carteira de
identidade ou o cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) na Receita Federal,
dobra a probabilidade da pessoa ser vítima de golpistas, segundo a Serasa.
Para o carnaval, quando ocorre
aumento médio de 25% no número de golpes - assim como em outros feriados
prolongados -, a empresa alerta consumidores e comerciantes a ficarem atentos
às tentativas de fraudes. Entre as recomendações, estão as de nunca deixar o
documento com desconhecido, não fornecer dados pessoais a estranhos, não
confirmar informações pessoais por telefone, não fazer cadastro em sites que
não sejam de confiança, não andar com talão de cheques ou folhas já assinadas,
utilizar caneta própria para preencher cheques e não deixar espaços em branco
na folha de cheque.
Outra dica da Serasa para perda ou
roubo de qualquer documento é a procura imediata de uma delegacia policial para
fazer boletim de ocorrência (BO), registrando-o também no sistema de alerta da
Serasa, disponível no endereço eletrônico:
ou pelo telefone
(11) 3373 7272.
O serviço funciona também para quem teve
o documento extraviado no passado e nunca registrou as informações.
Para o comerciante, a Serasa
recomenda verificar a consistência dos dados informados pelo cliente, em casos
de venda a prazo, e sempre comparar a foto do documento de identificação com a
pessoa que se apresenta no estabelecimento, pedir sempre dois documentos
originais, solicitar o número do telefone residencial e fazer a checagem dos
dados, além de consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes.
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