Fonte: cultura.ba.gov.br
Edição: Jorge Luiz
da Silva
Serrinha, BA (da
redação itinerante do Blog MUSIBOL
Marielson
Carvalho foi selecionado para residência artística no Instituto Sacatar, numa
parceria entre a instituição e a FUNCEB
A
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria
de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), divulga resultado de
seleção para residência artística de escritor no Instituto Sacatar. Através de
uma avaliação que visa ao desenvolvimento da literatura baiana, a FUNCEB e o
Sacatar selecionaram a proposta de Marielson Carvalho, que vai realizar, entre
agosto e setembro deste ano, um ensaio de crítica literária sobre a relação
material e simbólica entre dois tradutores de uma tradição baiana ligada ao
mar: o compositor soteropolitano Dorival Caymmi e o escritor itaparicano Xavier
Marques.
Marielson
estava entre os seis artistas pré-selecionados pela FUNCEB e que passaram pela
entrevista direta com o Sacatar. Reconhecendo a qualidade da trajetória e das
propostas dos candidatos finais, o Instituto registrou elogios a eles. A
escolha pelo nome de Marielson se deu pela perspectiva de seu projeto, que une
mérito artístico e cunho social, e cujo título é Dorival Caymmi e Xavier
Marques: Praieiros do mar de Salvador e de Itaparica.
Residente
em Salvador, com 40 anos de idade, Marielson Carvalho é professor de Literatura
da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus Irecê, desde 2006. É
graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1999);
mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2004), onde
defendeu a dissertação que deu origem à biografia crítica Acontece que eu sou
baiano: identidade e memória cultural no cancioneiro de Dorival Caymmi (Eduneb,
2009); e doutorando em Literatura e Cultura na UFBA, com o projeto Atlântico
afrobaiano: textualidades, performances e trânsitos musicais entre África e
Bahia. Seus temas de interesse estão nas áreas de literatura e cultura
brasileiras e africanas, sob a perspectiva da crítica cultural,
pós-colonialidade, raça, identidade nacional, identidade e memória cultural e
baianidade. Está escrevendo seu segundo livro, Caymmianos: perfis de personagens
de Dorival Caymmi, para o centenário do artista, com previsão de lançamento
para o final do ano.
O
Sacatar e a parceria com a FUNCEB – Iniciado em 2001, o Instituto Sacatar
(www.sacatar.org), localizado na Ilha de Itaparica, é a primeira residência
internacional para artistas estabelecida no Brasil e uma das maiores da América
Latina, propiciando a indivíduos criativos o espaço e o tempo livre para
desenvolverem novos trabalhos. Suas metas são oferecer um lugar onde artistas
possam conviver e criar; facilitar a interação e a colaboração dos artistas com
a comunidade; aumentar a visibilidade e o impacto cultural da cidade e da
nação; e estimular a arte que nos remete ao ponto onde ela nasceu: o silêncio
profundo diante de toda a criação.
Esta
parceria com a FUNCEB vem tentar reverter o fato de que a participação de
artistas locais neste processo vem sendo aquém do esperado, especialmente na
área da literatura. O artista selecionado terá condição de estar inserido em um
ambiente voltado única e exclusivamente para a produção. O contato com artistas
oriundos de outros estados e países promoverá o intercâmbio de ideias e
técnicas, podendo repercutir em futuros projetos realizados por esses agentes.
Assim, a parceria poderá contribuir, também, para a difusão da produção
literária baiana no âmbito internacional, para o estímulo à indústria editorial
baiana, preparando as editoras para o processo de internacionalização, e para
uma maior articulação entre o governo, as editoras e instituições artísticas privadas.
A
partir de uma inscrição pública, que esteve aberta de 17 de abril a 19 de maio,
a seleção teve como critérios a relevância da atividade a ser realizada no
panorama da produção literária contemporânea, a adequação do projeto ao
histórico de atuação do candidato, a contribuição do projeto para a difusão e
valorização da produção cultural da Bahia, a objetividade e a viabilidade da
proposta, bem como o potencial mobilizador e de integração do inscrito entre a
arte e o público.
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