Por: Nielmar de Oliveira. Fonte: Agência Brasil
Edição: Jorge
Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)
Segundo
a FGV, os consumidores “continuam pouco satisfeitos com a situação atual e
pessimistas em relação aos rumos da economia (Agência Brasil/Arquivo)
Consumidores
fazem compras em supermercado
O
Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 3,3% de abril para maio, ao
passar de 106,3 para 102,8 pontos, o menor nível desde abril de 2009 (99,7). O
indicador foi divulgado hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Economia da
Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Com o resultado, o índice manteve-se abaixo
da média histórica, de 116,4 pontos, pelo 16º mês consecutivo.
Segundo
a avaliação da FGV, os consumidores “continuam pouco satisfeitos com a situação
atual e pessimistas em relação aos rumos da economia nos próximos meses”. O
Índice da Situação Atual (ISA), por exemplo, chegou a cair 3,9%, para 107,2
pontos, o menor desde maio de 2009 (103,0). Já o Índice de Expectativas (IE)
recuou pelo sexto mês seguido, caindo 2,9%, para 100,6 pontos – também o mais
baixo desde março de 2009 (97,6).
A FGV
também constatou recuo de 3,8% no indicador que mede o grau de satisfação dos
consumidores com a situação financeira pessoal, que com a queda passou de 109,3
para 105,1 pontos – o menor nível desde agosto de 2009 (104,9). A proporção de
consumidores que avaliam a situação como boa diminuiu de 22,5% para 19,2%,
enquanto a dos que a julgam ruim aumentou de 13,2% para 14,1%.
Os
economistas da FGV ressaltaram o fato de que a preocupação dos consumidores com
o orçamento doméstico parece se estender para os próximos meses. “O indicador
que mede o grau de otimismo em relação à situação financeira familiar foi o
quesito que mais influenciou a queda do ICC no mês”, informa a nota.
Ao
cair 3,4%, para 124,7 pontos, o indicador atinge o menor nível desde fevereiro
de 2010 (124). A parcela de consumidores projetando melhora caiu de 35,6% para
32,0%; a dos que preveem piora subiu de 6,5% para 7,3%.
A
Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra de
aproximadamente 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A
coleta de dados para a edição de maio de 2014 foi feita entre os dias 2 e 20 de
maio. A próxima divulgação de resultados da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 26
de junho de 2014.
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