Pages

Subscribe:

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Rafael Pondé fala sobre lançamento de nova música e a parceria com Lazzo


A canção 'Vem Cuidar de Mim' foi divulgada nesta segunda-feira e traz uma releitura do hit 'Sexual Healing', famosa também na voz de Lenny Kravitz

Por: Lívia Rangel (livia.rangel@redebahia.com.br). Fonte: IBahia

Rafael Pondé e Lazzo Matumbi: parceria que deu certo

O cantor e compositor Rafael Pondé acaba de soltar na web sua mais nova música de trabalho, 'Vem Cuidar de Mim', em uma versão brasileira do mega hit 'Sexual Healing' (Marvin Gaye). A faixa apresenta o dueto com o cantor Lazzo Matumbi, que marca a união de artistas de duas gerações da música baiana. O lançamento oficial para o público será em uma noite de festa, no show de Rafael Pondé, na quinta-feira, dia 18, às 22h, no Portela Café.

Em bate papo com o iBahia, Rafael falou sobre a parceira com Lazzo e o processo de elaboração do single. Confira!

iBahia - Como surgiu essa parceria com Lazzo Matumbi?
Rafael Pondé - Sempre tive um apreço muito grande pelo trabalho do Lazzo, pois assim como eu, ele é um artista muito identificado com o reggae, mas que transita por diversas vertentes da música brasileira. Ele tem versões maravilhosas e com muito balanço de músicas de Roberto Carlos, Tim Maia, Michael Jackson, Caetano Veloso,entre outros. Ele é um grande cantor, com total domínio de palco e de arranjo, sabe exatamente o que quer com cada música que canta e tem ideias muito claras e originais sobre instrumentação.

Uma vez nos encontramos num show há uns três anos e começamos a conversar sobre as nossas referências e percebemos como temos gostos em comum. Nos tornamos amigos e sempre nos encontramos para animados bate papos e conversas sobre música e sociedade. Lazzo começou no Ilê Aye no início dos anos 80 e depois se tornou cantor da banda de Jimmy Cliff, com a qual excursionou por todo o planeta. Como artista solo, assim como eu, ele já foi convidado algumas vezes para tocar na Europa e na África.


iBahia - De onde veio a ideia de gravar uma versão de 'Sexual Healing'?
RP - A ideia pra essa música surgiu do apreço comum que temos pela soul music (norte) americana. Nós sempre ouvimos soul music juntos na casa dele e temos muito respeito pela forma como os americanos conduzem de maneira simples e clara o desenvolvimento e gravação de uma canção. Ideias simples que rapidamente e com técnica e domínio do aparato de gravação digital, se transformam em belas canções... Sempre comentamos nos nossos papos, que se aqui no Brasil, principalmente nas favelas, as crianças fossem orientadas cedo para aprender teoria musical e técnicas de gravação digital, teríamos uma revolução musical nesse país...

Essa canção 'Vem Cuidar de mim' é uma versão do clássico americano 'Sexual Healing' do cantor Marvin Gaye. Marvin Gaye é um dos maiores nomes do soul, além de ser um dos maiores cantores que já pisou na terra (opinião compartilhada por mim e por Lazzo). Essa música foi uma das primeiras canções Pop, onde apareceram programações eletrônicas no arranjo, isso em 1982. Lazzo tem um filho de 12 anos chamado Marvin e eu tenho a coleção completa desse cantor. Nós gostamos muito dessa canção e um dia, há alguns meses, ele sugeriu uma versão em português pra ela.

"Se as crianças no Brasil fossem orientadas cedo a aprenderem teoria musical e gravação digital, teríamos uma revolução"

iBahia - E como se deu o processo de transposição da letra do inglês para o português?
RP - Comecei a pensar na letra, em como aproximar a letra em inglês da nossa realidade brasileira, e a ideia foi tomando corpo... Essa música foi toda concebida por nós dois, desde a letra até a concepção e arranjos, foi tudo feito a "quatro mãos".


A palavra "Baby" americana virou a forma carinhosa "Nega", como nós baianos tratamos alguém que gostamos e assim a letra foi surgindo...Assim como na original de Marvin, criamos uma base eletrônica e fomos inserindo os instrumentos acústicos como Baixo, tocado por meu irmão Lucas, Guitarra e violão tocados por mim, um Djêmbe africano senegalês tocado por Lazzo.

iBahia - Você andou um tempo pelo Rio de Janeiro, as gravações dessa música foram realizações aqui em Salvador?
RP - Nós gravamos essa música em meu home studio portátil, que levei algumas vezes pra casa dele (em Salvador). E assim nasceu nossa primeira parceria. Ficamos felizes e entusiasmados com o resultado e já vemos nossa criação andando com suas próprias pernas por aí...

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site