Fonte: Ibahia - Agência Brasil. Foto: unimedvilhena.com.br
O Brasil tem uma rede de bancos de leite formada por 212 e 110 postos de
coleta
Com o objetivo de incentivar a doação de leite materno no país, o
Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH)
lançaram nesta quinta-feira (4) campanha com a meta de coletar mais de 200 mil
litros este ano - aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. A iniciativa
integra o Programa Rede Cegonha, com foco no atendimento humanizado e de
qualidade às gestantes e crianças.
“Nosso esforço é exatamente sensibilizar cada vez mais pessoas para que
sejam doadoras, nossas mães que cada vez mais façam este ato, mostrando o que
isto significa e como estas vidas são salvas”, disse o ministro da Saúde,
Alexandre Padilha, no lançamento da campanha no Instituto Nacional da Saúde da
Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), na zona
sul da cidade.
Segundo o ministro, o Brasil tem atualmente “a maior, mais complexa e mais
qualificada rede de banco de leite humano do mundo inteiro”, formada por 212
bancos e 110 postos de coleta no país.
A cada ano, são recolhidos cerca de 150 mil litros de leite humano, que
passam pelo processo de pasteurização. Mais de 135 mil recém-nascidos são
alimentados com o leite doado, principalmente prematuros, aqueles com baixo
peso e que estão hospitalizados. Mais de 115 mil mães doam leite materno
anualmente. O volume coletado atende de 55% a 60% da demanda nacional.
A campanha deste ano tem o slogan: “Doar leite materno
é multiplicar a vida com esperança: é somar saúde com solidariedade; é dividir
o alimento mais completo que existe; é diminuir a mortalidade infantil; é igual
ao amor – quanta mais a gente doa, mais a gente tem”.
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