Pages

Subscribe:

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pelé, o maior de todos que o mundo viu jogar

Fonte: Site oficial da CBF

Foto: Site oficial da CBF
A bonita história da Seleção Brasileira foi forjada graças ao talento dos grandes jogadores que honraram a camisa "amarela". Dentre todos, Pelé foi indiscutivelmente o maior.

Pelé foi um predestinado.
Alguém que veio ao mundo para ser o fora-de-série que ajudou a tornar o Brasil mais conhecido e respeitado.
Alguém que fez uma camisa - a 10 - ser a credencial para que craques por todo o planeta passassem a vesti-la.

O mineiro de Três Corações que chegou à Vila Belmiro com 15 anos para fazer um teste e no primeiro treino encantou a todos com um futebol que já se mostrou de exceção. Ainda com 15 anos, marcou seu primeiro gol oficial, sobre o Corinthians. Aos 16,  estreou  na Seleção Brasileira, em 7 de julho de 1957 - completaria 17 em 23 de outubro – também marcando um gol e já conquistando um título, a Copa Roca, disputada contra a Argentina. (Crédito da foto ao lado: blogs.pop.com.br)

Campeão do mundo aos 17 anos,  revelou-se desde então, nos gramados da Suécia, um gênio do futebol; bicampeão em 1962 e decisivo em sua maturidade na conquista do tricampeonato, em 1970, Pelé se consagrou como o jogador mais homenageado e distinguido de todos os tempos pelos torcedores de vários continentes.

Maior artilheiro da Seleção Brasileira, com 95 gols em 114 jogos, maior artilheiro  de todos os tempos com 1.281 gols em 1.363 partidas (recorde mundial),  Pelé é um símbolo grandioso da Seleção Brasileira.

Por onde passa, pelas cidades do mundo afora, é reverenciado como um verdadeiro Deus do futebol.

Edson Arantes do Nascimento, o Atleta do Século, para sempre Pelé.

PELÉ
Nome: Édson Arantes do Nascimento
Nascimento: 23.10.1940, Três Corações (MG)
Posição: Camisa 10
Pela Seleção Principal: 114 jogos, 84 vitórias, 16 empates, 14 derrotas, 95 gols.
Copa do Mundo: 1958, 1962, 1966, 1970.
Jogos em Copa do Mundo: 14 jogos, 12 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 12 gols.
(Crédito da foto ao lado: ednene.wordpress.com)

Títulos: Copa Roca (1957, 1963), Copa do Mundo (1958, 1962, 1970), Taça Oswaldo Cruz (1958, 1962, 1968), Taça Bernardo O’Higgins (1959), Taça do Atlântico (1960).
Clubes: Santos F. C. (1956 a 1974); New York Cosmos (USA) (1975 a 1977).

Outros Títulos: Campeonato Paulista (1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973); Campeão Torneio Rio-São Paulo (1959, 1963, 1964, 1966); Campeonato Brasileiro de Seleções (1959-SP); Troféu Mário Echandi (1959); Torneio Pentagonal do México (1959); Troféu Tereza Herrera (ESP) (1959); Torneio de Valencia (ESP) (1959); Troféu Gialrosso (ITA) (1960); Torneio de Paris (FRA) (1960, 1961); Torneio da Costa Rica (1961); Torneio da Itália (1961); Taça Brasil (1961, 1962, 1963, 1964, 1965); Copa Libertadores da América (1962, 1963); Copa Mundial Interclubes (1962, 1963); Campeão da Taça das Américas (1963); Torneio Hexagonal do Chile (1965, 1970); Torneio de Caracas (VEN) (1965); Torneio Quadrangular de Buenos Aires (ARG) (1965); Torneio de Nova York (USA) (1966), Torneio Quadrangular Roma-Florença (1968); Torneio da Amazônia (1968); Torneio Octogonal Nicolau Morán (CHI) (1968); Torneio Pentagonal de Buenos Aires (ARG) (1969); Torneio de Cuiabá (1969); Taça Cidade de São Paulo(1970); Torneio de Kingston (JAM) (1971); Torneio Laudo Natel (1974); Campeonato Norte-Americano (1977). (Crédito da foto: placar.abril.com.br)

Maior artilheiro do futebol brasileiro de todos os tempos.

Os 1.281 gols marcados em 1.363 partidas são recorde mundial.

Crédito da foto: agentecredenciado.blogspot.com.br

Eleito o Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1999.

Neto é homenageado em Brasília e diz que Salvador será vitrine

Fonte e fotos: Assessoria de imprensa.


Na primeira viagem à Brasília depois de eleito prefeito de Salvador, o deputado ACM Neto (DEM) foi homenageado no Congresso Nacional por parlamentares e servidores pela vitória nas urnas. Neto foi recebido de forma calorosa ao chegar à Câmara Federal, sendo parabenizado por parlamentares de todos os partidos, do governo e da oposição. O democrata ganhou até bolo com seu nome.

“Sei que vou contar com o apoio de todo o Congresso, de todos os partidos, quando o que estiver em jogo for os interesses de Salvador”, disse o prefeito eleito, que aproveitou para agradecer. “Quero agradecer o apoio que recebi da minha bancada e da minha equipe de trabalho”, afirmou ACM Neto, que é líder do Democratas na Câmara Federal.
Esta semana, ACM Neto começa a discutir com os colegas de partido a transição no comando do partido. Mas as questões de Salvador também estarão na pauta de Neto em Brasília. Ele deve ter um encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP).

Vitrine - ACM  Neto afirmou que recebe, juntamente com prefeito eleito de Aracaju, João Alves, a grande responsabilidade de comandar as duas capitais do país nas mãos do Democratas. “Seremos a vitrine do partido para o país. Não temos o direito de errar”, disse, diante do presidente nacional do seu partido, senador Agripino Maia (RN).
“Eu sei o desafio que vai ser governar a terceira maior cidade do Brasil, uma cidade que está com muitos problemas. Mas, a minha esperança é exatamente com muito trabalho, com dedicação e com uma boa equipe vamos conseguir aos poucos ir devolver o respeito a Salvador”, assegurou ACM Neto.

Já o presidente do Democratas enalteceu a competência do deputado ACM Neto para vencer as eleições. “O talento do candidato ganhou a eleição. Foi uma vitória contra tudo e contra todos. Mesmo os que não simpatizam com o partido tiveram que reconhecer que soubemos resistir e crescer”, enfatizou.

Agripino Maia ainda lembrou que o partido saiu dessas eleições com um número 40% superior ao de eleitores que serão governados por dirigentes do Democratas em relação a 2008. Nas eleições anteriores, o partido comandou cidades que totalizavam 4,8 milhões de eleitores e este ano sai do pleito a frente de municípios com 6,9 milhões de pessoas aptas a votar. “Vamos agora proteger nossos prefeitos que serão uma vitrine do que o partido é capaz”, finalizou Maia.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Poder Executivo recebeu mais de 43 mil pedidos da Lei de Acesso à Informação

Por: Mariana Tokarnia. Fonte: Agência Brasil.
Fotos: pratarainha.blogspot.com.brconsocial.cgu.gov.br


Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) –  Desde que a Lei de Acesso à Informação (LAI) entrou em vigor, no dia 16 de maio deste ano, os órgãos do Executivo receberam 43.138 pedidos de informação, de acordo com dados da Controladoria-Geral da União (CGU). Desses, 93,6% foram respondidos e 8,5% foram negados. Os dados foram debatidos hoje no 7º Congresso de Inovação no Poder Judiciário – Conip Judiciário 2012.

De acordo com a CGU, os números representam o sucesso da lei, embora tanto os usuários quanto os órgãos demandados ainda encontrem dificuldades para fazer valer o direito. Uma delas é a classificação da informação. A lei estabelece que tudo aquilo que pode pôr em risco a segurança do Estado ou da sociedade pode ser considerado ultrassecreto, secreto ou reservado. Não há, no entanto, critérios específicos para essa classificação.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Gustavo Sanches, diz que o tribunal é um dos que têm esse problema. O TST conta com uma identificação especial para os processos da LAI e busca seguir o prazo de 20 dias para dar uma resposta ao requerente, mas tem problemas com “inconsistência de dados, modelos distintos e, principalmente, a falta de plano de classificação de informações”, que dificultam a identificação do que pode ou não ser divulgado.


Outra questão é a falta de esclarecimento do que é a lei. “Muita gente acha que é divulgação de salário. É mais que isso”, diz o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lucio Melre. Ele ressalta também o custo de levantamentos complexos. “A lei diz que devemos repassar a quem solicitou o custo do levantamento, mas não temos como calcular o valor exato desse custo.”

A Diretora de Prevenção e Corrupção da CGU, procuradora Vânia Vieira, reconhece as dificuldades, mas afirma que “são conceitos complexos, que demandam esclarecimentos e capacitação constante. A lei tem pouco mais de cinco meses de aplicação, com o tempo, amadureceremos essas questões.”

Uma das prioridades da CGU é a identificação, junto a cada órgão, dos dados mais demandados, para que sejam disponibilizados em sistema aberto e, com isso, diminuam as solicitações.

A Lei de Acesso à Informação tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Com ela, o Brasil compõe, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras.

Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição do cidadão de forma gratuita.

Antes da LAI, o cidadão só podia solicitar informações que lhe diziam respeito. Com a lei, a pessoa pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa.

Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinho, com a letra "i" em verde.

De janeiro a setembro, 15 milhões de inadimplentes conseguiram limpar o nome

Por: Daniel Mello. Fonte: Agência Brasil.
Fotos: fcdlmg.com.br / meionorte.com / jornalcidade.uol.com.br


Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) – De janeiro a setembro deste ano, 15,1 milhões de consumidores pagaram as dívidas pendentes e limparam o nome. Segundo levantamento da Serasa Experian, o número é 13,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2011. Segundo a superintendente de Informação ao Consumidor da Serasa, Maria Zanforlin, o crescimento da quantidade de inadimplentes que renegociam as dívidas é um movimento consistente. “O número de regularizações vem aumentando, esse indicador está com uma tendência muito favorável há algum tempo”, ressaltou.

A melhora da conjuntura econômica do país nos últimos meses é um dos fatores responsáveis pela quitação dos débitos dos devedores, na avaliação da superintendente. Ela destaca os baixos níveis de desemprego que garantem uma “condição de renda muito positiva” às famílias.

Além disso, Maria aponta a melhora da educação financeira da população como fator importante para o aumento das renegociações. Ela explica que parte dos 40 milhões de brasileiros que entraram no mercado de consumo nos últimos dez anos acabaram não sabendo lidar com o grande número de ofertas direcionadas a eles. “Tem pessoas com quatro ou cinco dívidas, uma situação de descontrole”, aponta.

Entretanto, a superintendente acredita que esse público passa agora a lidar melhor com o crédito. Maria também destaca que as empresas credoras estão buscando os devedores para regularizar a situação desses consumidores. “Existe uma disposição de ambas as partes."

Porém, Maria lembra que os consumidores devem fazer um planejamento antes de fazer a renegociação. “[É preciso] estudar o que é prioritário, o que precisa ser resolvido”, aconselha.

Mais da metade dos inscritos para o Enem 2012 são negros

Por: Carolina Gonçalves. Fonte e fotos: Agência Brasil


Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) – Dos mais de 5,7 milhões de participantes da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2,4 milhões se declararam pardos; 694 mil, pretos e 35 mil, indígenas. Os dados fazem parte de balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.

A distribuição por raças é um dos recortes previstos na Lei de Cotas, publicada há duas semanas. Os novos critérios terão de ser incluídos nas regras de seleção para universidades públicas por meio do Enem.

A nova lei obriga instituições federais de ensino superior a destinar progressivamente uma parte das vagas para estudantes que frequentaram todo o ensino médio em escolas públicas. O objetivo do governo é atingir o índice de 50% das vagas em quatro anos. Um dos fatores a serem considerados é a raça declarada pelo candidato.


As provas do Enem serão realizadas em 1,6 mil municípios de todo o país no próximo fim de semana (3 e 4 de novembro).

A estudante Fernanda Brito Félix, 19 anos, conseguiu, no Enem de 2011, a vaga que buscava na Universidade de Brasília (UnB). Mas o curso possível não era o sonhado. Com o primeiro semestre de pedagogia garantido, a aluna decidiu participar, novamente, do Enem este ano, para tentar a transferência para o curso de direito.

“Só estudei em escola pública e as escolas públicas não têm capacidade alguma de preparar um aluno para um vestibular de [universidade] federal”, disse Fernanda. Para ela, o Enem “acaba sendo uma chance”, mas há dificuldades como a falta de preparo dos alunos no ensino médio. “A prova é cansativa e o aluno não tem essa preparação na escola ou conteúdo. O segredo é estudar muito.”

A receita de quem já foi beneficiado pelo exame parece coincidir com as impressões de quem vai enfrentar a prova pela primeira vez. Aluna do último ano do ensino médio no Colégio Setor Oeste, escola pública de Brasília, Hyasmin Stephanye Leite se prepara para a prova desde janeiro. “Busco métodos na internet, em apostilas. Tenho estudado três horas por dia. Poderia ser mais, mas tenho inglês à tarde”, contou.

Para Hyasmin, o colégio oferece a estrutura de que ela precisa. “Depende mais do aluno do que da escola. Não podemos nos comparar a alunos de escolas particulares, temos que nos comparar a nossa dedicação. Se você estuda, não é a escola que faz diferença, é o aluno que faz.”

Os números do Inep também revelam que a maioria dos participantes do Enem 2012, que tem recorde de inscrições e participações confirmadas, é composta por mulheres. As brasileiras respondem por 59% das inscrições, com 3,4 milhões, enquanto os homens somam 2,3 milhões (41%).

O estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, com 932,4 mil, seguido de Minas Gerais (653.074), da Bahia (421.731) e do Rio de Janeiro (408.902).


Do total de inscritos, 4 milhões foram isentos da taxa de R$ 35 por serem alunos de escolas públicas ou pertencerem a famílias de baixa renda.


Locais de prova do Enem 2012 já podem ser consultados pela internet

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Internacional da Agrovila 03 é o campeão da 1ª Copa São Francisco da Quixaba

Fonte: portalquixaba.com.br (Matéria enviada por KekoSport)


Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) – Neste domingo (28) aconteceu a final da 1ª copa São Francisco, troféu Chico Paraíba no povoado Quixaba - Glória-Ba, sagrando-se campeão a equipe do Internacional da Agrovila 03(jusante) em cima do São Paulo da Agrovila 05 (borda do Lago), em um jogo bem disputado e de alta rivalidade as duas equipes duelaram durante 80 minutos divididos em dois tempos, o placar ficou assim: Internacional 02 gols, marcado por Nego e Nidinho, no São Paulo o único gol foi marcado pelo capitão do time Doquinha.

Depois da final no la bombonera do correão, as equipes foram convidadas por Ninoflá, organizador da copa a receber a premiação em frente ao mercado municipal, onde a comemoração pode ser feita ao som de muito forró.

A premiação foi a seguinte, para o 1° colocado, troféu medalhas e R$ 500 reais, já o vice também recebeu troféu e medalhas e a quantia de R$ 250 reais.

Internacional 2x1 São Paulo
Gols: Nego e Nidinho pelo internacional e Doquinha pelo São Paulo.
Arbitragem: Miguel Cantarely, Bruno Honório e Boa Ventura
Org. Ninoflá

"Serei prefeito de todos os soteropolitanos", afirma ACM Neto

Fonte e fotos: IBahia


Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) – Em entrevista coletiva concedida em sua casa no início da tarde desta segunda-feira (29), Neto disse que já pensa em alterar modelo administrativo da atual gestão

Um dia após ter sido eleito o novo prefeito de Salvador, ACM Neto, disse nesta segunda-feira (29), que  pretende conversar em breve com João Henrique para falar como será o processo de transição da prefeitura. "Já tenho ideias de quem vai estar a frente da minha equipe mas ainda não irei anunciar. Primeiro nós vamos compor a equipe que vai trabalhar em um modelo administrativo para Salvador e em seguida irei de fato, decidir os nomes", informou.

A ideia de Neto é implantar todas as medidas estruturais para ajustar a prefeitura logo no primeiro ano de sua gestão, e para isso, ele pretende economizar pelo menos 20% nas contas municipais. "A prefeitura tem o compromisso de estabelecer a ordem na cidade, e isso vai acontecer. É claro que salvador é uma cidade complexa, heterogênea e com múltiplas características, por isso não dá para imaginar que se pode governar Salvador por decreto. Só se governa indo nos bairros, estando presente e fazendo as coisas que tem que ser feitas, por isso a ideia principal é implantar o projeto das prefeituras nos bairros já no início da minha gestão", explicou.

 Neto também aproveitou para comentar a declaração do deputado Nelson Pelegrino sobre a sua derrota, e disse que "só está preparado para ganhar quem está preparado para perder”. "É natural que ele faça oposição, como eu também faria, mas espero poder contar com o apoio dele como deputado federal tão influente". Ele também afirmou que irá procurar apoio dos governos estaduais e federais para por em práticas as suas propostas de campanha.

"Soube que Dilma declarou que irá dar um tratamento correto as todos os prefeitos, independente de partido, e é o que a gente espera dela. Ela é presidente de todos os soteropolitanos e eu serei o prefeito de todos os soteropolitanos, então nessa perspectiva acabou a disputa, acabou o palanque. Quero ser parceiro do governo estadual e federal e saberei reconhecer e dar os devidos créditos para tudo que o governo federal e estadual fizerem em Salvador", ressaltou.

Além de Dilma e Wagner, ACM Neto afirmou que também pretende negociar com os vereadores eleitos de partidos adversários. “Vou dialogar com a oposição. Muitas pessoas vão até se assustar com isso, mas vou fazer sim. Não acredito que políticos como Waldir Pires (PT) e Edvaldo Brito (PTB) vão querer prejudicar Salvador”, frisou.

Festival de Humor e Performance acontece entre os dias 19 e 25 de novembro

Por: Atila Barros (atila.santos@redebahia.com.br) Fonte e foto: Ibahia


Renato Fechine, Déborah Finochiaro e Rosana são algumas das atrações já confirmadas

Além das apresentações dos atores Luis Miranda, Renato Fechine e Débora Finochiaro, o evento terá vinte atrações de várias partes do país, palestras e oficinas

A terceira edição o Festival de Humor e Performance acontece entre os dias 19 e 25 de novembro, em três centros culturais de Salvador - Teatro Castro Alves, Casa do Comércio e Pelourinho. Cada local receberá uma grade de atrações diversificada, que atende a um público de todas as idades, os ingressos custam R$8 (inteira) e R$4 (meia). O ator Luis Miranda participará do festival com o espetáculo '7 conto'.

Uma semana de riso é o que promete o evento, que apresentará mais de 20 atrações do cenário nacional e baiano das seis linguagens artísticas: Teatro, dança, música, circo, performance e artes visuais. O evento que pretende movimentar o cenário humorístico de Salvador, contará com oficinas e palestras, além das apresentações das peças 'Pois é vizinha', de Déborah Finochiaro, 'Só acontece comigo', de Renato Fechine, e o som de 'Raid das Moças' e Rosana.

Festival de Humor e Performace
Local - Teatro Castro Alves, Casa do Comércio e Pelourinho
Data - 19 a 25 de novembro
Valor - R$8 (inteira) e R$4 (meia).

Ases homenageia o árbitro Adenilso Leite

Por: Jorge Luiz da Silva.


A Assessoria Esportiva Serrinhense (Ases) presta uma homenagem especial a Adenilso Leite por ser ele, além de um árbitro dedicado, pontual, fiel cumpridor das suas obrigações, ainda é prestativo, humilde, bom caráter e bom amigo.

O árbitro Adenilso Leite, nasceu na Fazenda Alto dos Coqueiros, em 15/11/1976.
Foi cadastrado para participar da Copa Masters em fevereiro de 2007 e até 2012 só não participou da edição de 2008, por motivos pessoais.

A sua estreia aconteceu em 18 de março, na Estação do Trem, comandando o confronto entre o Trem d´Alegria e o Sukatão, quando aplicou 4 cartões amarelos e registrou o público de 500 espectadores, na súmula do seu primeiro jogo.


Durante as cinco edições, atuou 17 vezes, aplicou 91 cartões amarelos, 10 cartões vermelhos e registrou 21 atos de indisciplina; sendo assistido por 4.915 espectadores.
Confira todos os jogos que Adenilso Leite arbitrou na história do futebol máster de Serrinha, com os principais detalhes estatísticos, na tabela abaixo, conforme registro no banco de dados da Assessoria Esportiva Serrinhense que criou a competição em 16 de março de 2003, com a participação de 8 equipes:
Csu, Matadouro, Rodagem, Santana, Sucam, Sukatão, Unidos e Vale.

Equipe A
Placar:
Equipe B
Local:
Data:
CA
CV
AI
Púb
Comp
1
Trem d´Alegria
5
x
0
Sukatão
Estação do Trem
18/03/2007
4
0
0
500
VCM07
2
Sukatão
8
x
0
Tanque Grande
Denokão
01/04/2007
3
2
0
870
VCM07
3
Alto da Bandeira
1
x
0
Unidos
Bandeirão
29/04/2007
6
1
0
250
VCM07
4
Isabel
0
x
8
Bela Vista
Anunzão
08/02/2009
3
1
0
100
VIICM09
5
Bela Vista
1
x
1
Baú
Pinheirão
15/02/2009
5
1
0
325
VIICM09
6
Nova Brasília
2
x
3
Trem d´Alegria
Comunitário NB
01/03/2009
5
0
0
200
VIICM09
7
Vaqueiro
2
x
0
Nova Brasília
Virakopus
22/03/2009
5
0
0
200
VIICM09
8
Sucam
2
x
0
Nova Brasília
Funasão
05/04/2009
5
1
2
200
VIICM09
9
Rec
0
x
4
Trem d´Alegria
Hijão
21/02/2010
5
0
0
200
VIIICM10
10
Sukatão
2
x
0
Cajueiro
Denokão
07/03/2010
8
0
0
300
VIIICM10
11
Cajueiro
1
x
0
Rec
Cajueirão
28/03/2010
4
1
3
300
VIIICM10
12
Baú
2
x
0
Guanabara
Estrelão
11/04/2010
7
0
0
300
VIIICM10
13
Cajueiro
1
x
1
Sukatão
Cajueirão
13/03/2011
5
1
0
250
IXCM11
14
Lagoa de Fora
1
x
2
Alto da Bandeira
Kelezão
03/04/2011
4
0
1
250
IXCM11
15
Sucam
5
x
1
Csu
Funasão
01/05/2011
8
1
0
320
IXCM11
16
Copo
3
x
0
Csu
Barrokão
11/03/2012
6
0
6
150
XCM12
17
Cajueiro
2
x
1
Baú
Cajueirão
22/04/2012
8
1
9
200
XCM12

91
10
21
4.915
5 Comp.


Adenilson Leite é o décimo árbitro que mais atuou na Copa Masters.

Árbitros:
Atuações
C.A
C.V.
A I.
Púb.
CM07
CM08
CM09
CM10
CM11
CM12
10
Adenilso Leite
17
91
10
21
4.915
3
0
5
4
3
2

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site