Da AP. Fonte: G1, em São Paulo.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)
Documentário 'Blackfish' questiona criação de orcas em cativeiro.
Joan Jett, Willie Nelson e Heart retiram shows e músicas de parque.
Joan Jett
também se juntou à lista de artistas que se distanciam do parque aquático. Ela
enviou uma carta ao presidente do SeaWorld, Jim Atchison, pedindo para parar de
usar sua música "I love rock 'n' roll" da abertura do show
"Shamu rocks".
"Estou
entre os milhões que viu 'Blackfish' e estou enjoada de saber que minha música
foi tocada sem inha permissão para mamíferos marinhos sensíveis ao som",
disse Jett na carta.
Um
representante do SeaWorld não respondeu imediatamente à agência Associated
Press, que fez um pedido de comentário sobre a carta.
Uma mensagem no perfil do Twitter do Heart diz que a decisão também foi influenciada pelo documentário "Blackfish". O filme levanta questões sobre os efeitos de manter animais que podem ser "assassinos" confinados em parques como o SeaWorld.
As bandas Nelson e Barenaked Ladies tomaram suas decisões depois que os fãs criaram petições no site Change.org pedindo a eles para não tocarem no local.
O Barenaked Ladies disse através de um porta voz da banda: "Assistimos filmes também, você sabem! Esta é uma questão complicada, e admitimos não entender tudo, mas não nos sentimos confortáveis seguindo com o show dessa vez. Representantes do SeaWorld tiveram a cortesia de nos convidar para o parque para que aprendêssemos melhor sobre o que eles fazem, e como fazem", disse a banda.
Imagem: valtractur.com.br
Porta voz do SeaWorld
O porta voz do SeaWorld Nick Gollattssheck disse em um comunicado que os profissionais do parque respeitam as decisões dos artistas, mas adicionou que ele estava desapontado por "um pequeno grupo de indivíduos mal informados" influenciar os músicos. "As bandas e artistas têm um convite permanente de visitar qualquer um de nossos parques e ver em primeira mão ou falar com um de nossos especialistas para aprender como tratamos bem de nossos animais e como há pouca verdade nas alegações feitas pelos grupos extremistas que se opõem à exposição dos animais marinhos,", disse Nick.
"Blackfish" aborda a possível causa do incidente em que a baleia orca Tilikum matou a treinadora veterana do SeaWorld Dawn Brancheau em 2010. Ela foi morta quando Tilikum a puxou para dentro da piscina. A orca também foi envolvida em duas outras mortes.
Tilikum foi uma das três baleias apontadas por matar uma treinadora em 1991, depois que ela perdeu o equilíbrio e caiu na piscina do Sealand of de Pacific, em British Columbia. A mesma orca foi envolvida em uma morte em 1999, quando o corpo de um homem que escapou dos seguranças do SeaWorld foi encontrado próximo ao animal. O homem pode ter pulado, caído ou puxado para a água fria do tanque, e morreu de hipotermia, embora também tenha sido ferido e arranhado por Tilikum.
O documentário lançado em 2013 narra outros incidentes sobre baleias mantidas presas agindo agressivamente em relação a humanos treinadores e outras orcas.
0 comentários:
Postar um comentário