Por: Sabrina Craide. Fonte e
fotos: Agência Brasil.
Salvador, BA (da redação do Blog
MUSIBOL)
Apesar do avanço de novas mídias
e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais
veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de
Emissoras de Rádio e Televisão (Abert),o rádio - que comemora hoje seu dia
mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a
televisão, que tem penetração de cerca de 97%.
O país tem aproximadamente 9,4
mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM
e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos,
segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas
Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3
mil, respectivamente.
O número de aparelhos de rádio
convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de
receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso
às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones.
Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela
rede mundial de computadores.
O presidente da Abert, Daniel
Slaviero, destaca que o rádio está se adaptando às novas tecnologias para
disputar o mercado altamente competitivo da informação e do entretenimento.
“Acreditamos no futuro do rádio, não como nossos pais e avós o conheceram, mas
inovador, ágil, interativo e com a mesma importância social, eficiência
comunicativa e proximidade com as comunidades e os ouvintes. Aos 90 anos, não
há dúvida de que o rádio está em plena reinvenção”, avalia.
Para o ministro das Comunicações,
Paulo Bernardo, o rádio faz parte da cultura dos brasileiros e não perderá
espaço porque está acompanhando a evolução do setor. “Neste momento especial de
transformações tecnológicas e do aparecimento de outras mídias, o rádio segue
firme no nosso dia a dia porque também se transformou. Hoje é comum,
corriqueiro, ouvirmos a transmissão da programação também pela internet, direto
das redações das emissoras”, diz. O ministro garante que o governo trabalha
para dar à radiodifusão a flexibilidade e pujança necessárias para continuar a
crescer.
Emissoras
de rádio no Brasil
Rádio
|
FM
|
Comunitárias
|
Ondas
Médias (AM)
|
Ondas
Tropicais
|
Ondas
Curtas
|
FM
Educativa
|
Outorgas
|
2.664
|
4.421
|
1.785
|
74
|
66
|
469
|
Fonte:
Ministério das Comunicações – dezembro 2012
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