Por: Sabrina Craide. Fonte: Agência Brasil.
Os municípios que já eram
abastecidos com o diesel S50 passarão a receber o S10. Dessa forma, a demanda
esperada de S10 para janeiro de 2013 deve alcançar cerca de 15% do mercado
nacional de diesel rodoviário, de acordo com o ministério.
Fotos: fatosedados.blogspetrobras e cmensagemsubliminar.blogspot
Serrinha, BA (da redação
itinerante do Blog MUSIBOL)
A partir da próxima terça-feira
(1°), todo o diesel S50 atualmente disponível no mercado nacional será
substituído pelo diesel S10, com menor teor de enxofre. A medida faz parte do
Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve),
criado em 2009.
O diesel S50 emite 50 partículas
por milhão (ppm) de enxofre, enquanto o S10 tem emissão de 10 ppm de enxofre.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o consumo do diesel com menor teor de
enxofre significa menos emissões atmosféricas e, portanto, menos danos
ambientais. Com a mudança, todos os veículos a diesel que foram produzidos já
em 2012 passarão a consumir obrigatoriamente o diesel S10.
“A expectativa é de que o mercado
de diesel S10 avance a cada ano, acompanhando a evolução da frota de veículos,
colocando o Brasil em posição de destaque em termos de abastecimento de
combustíveis e de exigências ambientais”, diz o MME, em nota. Desde o dia 1º de
janeiro de 2012, a distribuição do óleo diesel S50 se tornou obrigatória em
todas as regiões do país.
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