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Salvador, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)
Ranking das empresas que tiveram mais reclamações em 2012
foi divulgado nesta terça-feira pelo Procon-BA
Na terça-feira (11), o Procon-BA divulgou o ranking das
empresas que tiveram mais reclamações neste ano. O primeiro e o segundo lugar
da lista são ocupados por duas empresas que fazem parte da Oi.
Com 751 reclamações, a 'Telemar Norte Leste S/A', empresa de
telefonia fixa da Oi, ocupa o topo do ranking, seguida da 'TNL PCS S/A', que
corresponde ao Oi Móvel, de acordo com a assessoria de comunicação do
Procon-BA, com 558 reclamações. Juntas, as duas empresas correspondem a 8,55%
do total de reclamações de 2012, que foi de 15.713. Ao todo, foram 50.450
atendimentos.
Já o terceiro lugar é da Ricardo Eletro (Ricardo Eletro
Divinopolis LTDA), que teve 418 reclamações. Em seguida está a Insinuante
(Lojas Insinuante LTDA), com 403 queixas. A lista é formada pelas empresas que
não resolveram o problema no atendimento preliminar (intervenção do Procon para
resolver o problema junto ao fornecedor) e na Carta de Informação Preliminar
(CIP), endereçada ao fornecedor que foi alvo da reclamação, com o intuito de
solucionar a questão apresentada pelo consumidor.
Atendimento preliminar
Outro ranking divulgado nesta terça-feira pelo Procon-BA foi
o de atendimento. Esta lista corresponde as empresas em que as pessoas que
foram atendidas pelo órgão, mas o problema foi resolvido no atendimento
preliminar.
O primeiro lugar é ocupado pela Empresa Baiana de Águas e
Saneamento (Embasa), com 4.039 queixas.
Em seguida, estão a Coelba, com 3.202,
a Claro S.A, com 2.250,
Lojas Insinuante, com 2.136,
e, em quinto lugar, a Ricardo Eletro Divinopolis LTDA, com
1.814.
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