Por: Sabrina Craide. Fonte: Agência Brasil. Fotos: anatel.gov.br
O presidente da Anatel criticou as operadoras de telefonia
móvel, dizendo que as palavras “infinito e ilimitado” deveriam sair do
vocabulário de propaganda das empresas. “Isso leva o usuário a achar que ele
pode utilizar o serviço sem custo nenhum. Na verdade, nada é infinito, nada é
ilimitado, existe limite para tudo e as empresas devem ter consciência para não
confundir o consumidor”.
Salvador, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), João Rezende, disse hoje (12) que ainda não foi observada uma
melhoria substancial nos serviços das operadoras de telefonia móvel, depois da
suspensão da venda de novas linhas, em julho deste ano. A liberação das vendas
foi condicionada à apresentação de planos de melhoria dos serviços pelas
operadoras TIM, Claro e Oi.
“Ainda não dá para inferir que houve uma melhoria
substancial, apenas estamos constatando que há uma estabilidade na prestação de
serviço. Embora haja esforço das empresas, achamos que ainda está faltando
muito para atingir o nível de qualidade que o Brasil precisa”, disse Rezende,
que participa de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia da
Câmara dos Deputados.
Rezende garantiu que a Anatel vai continuar cobrando
investimentos das empresas e acompanhando a execução dos planos de melhoria.
“Mas temos que dar mais um tempo para fazer uma avaliação crítica em relação
aos procedimentos que elas estão adotando”.
Rezende explicou que os principais problemas no setor de
telefonia móvel são detectados nos serviços de dados, que apresentam índices
abaixo dos previstos pela Anatel. Segundo ele, os pontos críticos do setor
estão relacionados a contas e cobranças, informações aos usuários e acesso à
rede de dados.
O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de
Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy,
informou que os planos de melhoria das empresas tiveram aumento de 14% na
previsão de investimentos até 2014. Segundo ele, as empresas ofereceram à
Anatel informações detalhadas de planejamentos para melhoria de infraestrutura,
dimensionamento da rede e expansão da cobertura.
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