Por: Wellton Máximo. Fonte:
Agência Brasil.
Segundo Titonelli, a campanha
pretende conscientizar a população sobre a necessidade de uma reforma
tributária que onere menos os consumidores e os salários e cobre mais tributos
sobre a renda e o patrimônio, que é onde se concentram os casos de sonegação.
“Nossa matriz tributária, que se concentra no salário e no consumo, gera
concentração de renda e injustiça social. Quem ganha até dois salários mínimos
paga 50% em tributos. Quem ganha mais que dez, só paga 26%”, ressalta.
Fotos: agenciabrasil.ebc.com.br /
meupalco.com.br
Serrinha, BA (da redação itinerante
do Blog MUSIBOL)
Toda vez que um brasileiro compra
um xampu, 44,2% do preço vão para os cofres públicos. Ao adquirir um protetor
solar, a parte destinada ao governo corresponde a 41,74% do valor pago. Quase
um terço do preço do açúcar (32,33%) também acaba no caixa do setor público.
Todo esse dinheiro está nos
tributos – federais, estaduais e municipais – embutidos nas mercadorias. Para
conscientizar a população sobre o peso e a distribuição da carga tributária, o
Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) promove a
partir de hoje (18) a campanha cujo lema é “Quanto Custa o Brasil pra Você?”.
As atividades ocorrem até o
próximo sábado (23). O principal evento será o lançamento de aplicativos para
tablets e smartphones com o peso dos impostos sobre os produtos. Desenvolvido
pelo Sinprofaz com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, os
programas estão disponíveis nos sistemas iOS, da Apple, e Android e podem ser
baixados de graça nas respectivas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e
Google Play (Android).
No Conjunto Nacional, shopping na
área central de Brasília, o Sinprofaz montou um estande, onde a população
poderá conhecer os aplicativos e receber cartilhas sobre a campanha. O
Sinprofaz também promoverá ações em faculdades da capital federal ao longo
desta semana. Na quinta-feira (21), haverá uma audiência pública no Plenário 13
da Câmara dos Deputados para debater a atual distribuição da carga tributária
no país.
De acordo com o presidente do
Sinprofaz, Allan Titonelli, a divulgação dos tributos embutidos nas mercadorias
tem como objetivo conscientizar a população sobre a regressividade do sistema
tributário brasileiro. Isso porque, com a maior parte dos tributos cobradas
sobre o consumo, a população mais pobre proporcionalmente paga mais impostos do
que os consumidores mais ricos.
“A ideia é despertar a
consciência de que o cidadão comum paga impostos altos e não tem o retorno do
governo em serviços públicos. Enquanto isso, grandes empresários sonegam, o que
torna ainda mais injusto o sistema tributário brasileiro”, explica o presidente
do Sinprofaz, Allan Titonelli.
De acordo com a Receita Federal,
74,98% dos tributos pagos em 2011 foram cobrados sobre o consumo e a folha de
salários e 22,72% tiveram origem na renda e no patrimônio. A média nos países
da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)
corresponde a 56,3% para bens, serviços e folha salarial e 43,7% para as demais
categorias. O Sinprofaz realiza a mobilização todos os anos desde 2009. Mais
informações podem ser obtidas na página da campanha na internet.
Edição: Tereza Barbosa
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