Por: Thais Leitão. Fonte: Agência Brasil.
Salvador, BA (da redação
Itinerante do Blog MUSIBOL)
Os beneficiários do Bolsa Família que não atualizaram suas informações
no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos devem procurar, a partir
deste mês e até 17 de janeiro do ano que vem, a gestão municipal do programa
para fazer alterações ou confirmar os dados. O Ministério do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa, estima que 1,8 milhão
de famílias estão nessa condição. Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.
Segundo o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís
Henrique Paiva, manter os dados atualizados é a melhor maneira de acessar os
cerca de 20 programas sociais das três esferas de governo que usam o Cadastro
Único, e continuar recebendo o Bolsa Família. Ele enfatizou que mesmo que não
haja alterações a serem feitas, as famílias devem procurar a rede assistencial
do município.
"É fundamental que as famílias procurem a rede, que pode ser o Cras
(Centro de Referência de Assistência Social) ou a área da prefeitura
responsável pela assistência social, para atualizar as informações. O Cadastro Único é a peça chave do Brasil Sem
Miséria [plano do qual o Bolsa Família faz parte] e se quisermos superar a
extrema pobreza temos que ter os dados sempre atualizados", disse Paiva,
ao participar hoje (19) de teleconferência do MDS transmitida ao vivo pela TV
NBR.
Ele citou, entre os programas sociais que usam as informações do
CadÚnico, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
O secretário também ressaltou que, embora o governo tenha alertado as
famílias sobre a necessidade de procurar o órgão local responsável pelo
programa, por meio de mensagens nos extratos de recebimento do benefício, no
mês de julho, e de correspondências, os gestores municipais devem fazer uma
busca ativa para garantir que os dados estejam corretos. Paiva lembrou que a
pasta disponibiliza a esses profissionais, por meio do Sistema de Gestão do
Programa Bolsa Família, informações sobre os beneficiários cujos dados estão
desatualizados, para direcionar os esforços.
Ainda de acordo com o secretário Luís Henrique Paiva, o governo está
preparando uma campanha nacional, que deverá ser veiculada nos próximos meses,
principalmente nas rádios, para alertar as famílias sobre a necessidade da
revisão cadastral. Ele destacou que 13,8 milhões de famílias brasileiras recebem
os recursos do Bolsa Família.
De acordo com o MDS, as informações a serem atualizadas são: endereço,
renda, composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes. A
partir deste ano, os gestores municipais também registrarão, caso o responsável
familiar tenha, o número do telefone celular. A medida, anunciada há um
mês, visa a permitir o contato direto e
rápido com as famílias, caso seja necessário.
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