Pages

Subscribe:

sábado, 30 de novembro de 2013

Lixo reciclável dá desconto na conta de luz



Por: Por: Wladmir Pinheiro. Fonte: Correio 24horas
Edição: Jorge Luiz da Silva
Interlagos, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Programa da Coelba recolhe resíduos em 24 bairros da cidade

A dona de casa Maria do Carmo Bispo marca o tempo do caminhão do Vale Luz, da Coelba, voltar ao bairro do Costa Azul. A cada dia, os dois caminhões recolhem resíduos de materiais recicláveis dos moradores de 24 bairros de Salvador contemplados pelo programa. Em troca de papelão, metais, plásticos, o Vale Luz dá desconto direto nas contas de luz.

Quando passa um dia além do esperado, dona Carminha, como é conhecida, liga para a Coelba para saber quando o Vale Luz vai chegar. “Eu não vivo mais sem esse caminhão. Se não vem no dia que eu imaginei que viria, eu ligo mesmo, para saber o dia certo. Já nem lembro de quando paguei uma conta de luz”, gaba-se.

Enquanto o caminhão visita outros bairros, ela vai juntando cada latinha, embalagem plástica e garrafa PET que vê, em sua casa e também na dos vizinhos. “O pessoal daqui participa bastante. Mas o que vou encontrando vou juntando para trocar tudo em energia”, diz. 

Dona Carminha é apenas um entre os mais de 2 mil clientes que já participaram do Vale Luz desde que o programa foi criado, em 2008. Nos últimos cinco anos, já foram recolhidas mais de 320 toneladas de resíduos. Mais de R$ 20 mil já foram dados em descontos só este ano.




Quando chega nos bairros, o caminhão logo é rodeado pela população com sacolas recheadas de materiais. É preciso que os moradores comprovem que têm casas naquele bairro através da conta de energia, garantindo que o benefício fique para quem mora naquela comunidade. Em seguida, é feito um cadastro para identificar a conta que receberá o benefício. O resíduo entregue é pesado e transformado em crédito na conta de energia.

“O resíduo tem de estar limpo e seco. Ao ser entregue, uma das cooperativas parceiras do programa pesa o resíduo e o desconto é dado na hora”, explica a assessora de eficiência energética da Neoenergia, Ana Cristina Mascarenhas. O material recolhido hoje é entregue à Camapet, empresa de cooperativa com sede em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo a assessora, o projeto resolve dois pontos importantes na relação de consumo de energia: diminui o valor das contas, o que reduz o número de consumidores com dívidas, e além disso estimula entre os moradores de comunidades populares o uso consciente dos materiais recicláveis. “A comunidade participa em peso e começa a recolher os resíduos para transformar isso em descontos quando o caminhão passa. O interessante também é que eles percebem como os bairros vão ficando mais limpos, com menos lixo”, vibra Ana, que acrescenta: “Eu chamo isso de ganha-ganha, porque, de fato, todo mundo sai ganhando”.

Os próprios caminhões que hoje fazem a maratona de descontos foram comprados com o valor gerado pelas sucatas de geladeiras entregues pela população em troca de refrigeradores novos. Nos veículos, também é possível se cadastrar na Tarifa Social de Energia, benefício do governo federal que dá descontos de até 65% na conta de luz, e também trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas.


Cooperativa pesa, na hora, o lixo que será reciclado
e calcula o valor do desconto em cada conta.

Óleo de cozinha
O caminhão do Vale Luz também começará a recolher óleo de cozinha, para evitar que o líquido seja descartado na tubulação de água ou no lixo.

Apesar de não ser remunerada, a entrega vale muito ao meio ambiente. Um litro de óleo é capaz de poluir 20 mil litros de água.

Como bons projetos geram bons resultados, o Vale Luz ganhou força e, desde 2012, deu origem ao Vale Luz Empresa. O projeto incentiva as empresas a atuar de forma sustentável através da reciclagem de seus resíduos. Em troca de um descarte ambientalmente responsável, o projeto dá descontos na conta de energia, da mesma forma como ocorre com os moradores.

O diferencial positivo é que os créditos são doados a instituições que realizam trabalhos sociais. O Vale Luz já recolheu 90 toneladas. Entre os beneficiados estão as Obras Sociais Irmã Dulce. “O resíduo é coletado pela empresa, que agenda com o caminhão a periodicidade da coleta. Uma vez recolhido, o material é encaminhado a uma cooperativa de coleta seletiva”, explica Ana Cristina Mascarenhas. Cabe às empresas estimular, com a ajuda da Coelba, os funcionários a realizar um descarte consciente.



 o caminhão no bairro de São Caetano,
estacionado próximo ao campo de futebol Paraíso.


NÚMEROS DO VALE LUZ
320 toneladas de resíduos de materiais reciclados já foram recolhidos desde 2008, quando o Vale Luz foi criado 

20 mil litros de água podem ser contaminados com apenas um litro de óleo de cozinha dercartado irregularmente

90 toneladas de material reciclado foram recolhidos nas empresas cadastrados pelo Vale Luz Empresa, desde 2012

2.005 moradores já foram atentidos pelo benefício que concede descontos na tarifa de energia em troca dos resíduos.



Imagens:
3.bp.blogspot.com
wikimedia.org
festivaldesambaepetiscos.com.br
meioambiente.culturamix.com

gritodascinco.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site