Fonte: Ibahia.
Fotos: s.glbimg.com Ibahia / Agencia Brasil
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação
Itinerante do Blog MUSIBOL)
A proposta concede isenção
tributária a produtos musicais com obras de autores brasileiros
Artistas apoiam a proposta que
desonera produtos do setor de fono e áudio
- o que barateia, e muito, CDs e DVDs (foto de
encontro em Canela, RS)
O Plenário Federal aprovou, na
noite de terça-feira (29), em primeiro turno, por 395 votos a 21 e 4
abstenções, o texto principal do substitutivo da comissão especial para a PEC
98/07, proposta do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) e outros.
A PEC (Projeto de Emenda
Constitucional) concede isenção tributária a CDs e DVDs com obras musicais de
autores brasileiros, o que barateia, e muito, o valor final de CDs e DVDs.
Para ser aprovado, o texto
precisa de 308 votos favoráveis. Esse é o primeiro dos dois turnos de votações
a que é submetida uma proposta de emenda à Constituição.
Segundo o substitutivo do
deputado José Otávio Germano (PP-RS), a imunidade não valerá para a etapa de
replicação industrial dos CDs e DVDs. Essa regra procura preservar as fábricas
da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Entretanto, esse dispositivo será
votado em separado por meio de um destaque apresentado pela bancada do PDT.
Artistas e políticos, como o
cantor e compositor Leoni e o deputado federal Jean Wyllis (PSol), comemoraram
a votação e postaram seus comentários no twitter:
No seu site oficial, Leoni chamou
os internautas a demonstrarem seu engajamento e explicou as vantagens da PEC.
Segue trecho da nota postada por Leoni:
"A PEC da Musica propõe a
imunidade tributária para os fonogramas e videofonogramas de artistas e/ou
autores brasileiros.
A imunidade acaba com os impostos
sobre as gravações de musica e musicos brasileiros e tem as missões de:
1) Sanar uma injustiça tributária
que permite que artistas estrangeiros paguem menos impostos que artistas
independentes brasileiros.
2) Promover, em contrapartida, a
diminuição do preço da musica brasileira permitindo maior acesso à nossa música
pelo nosso povo.
3) Com a chegada do I-Tunes no
Brasil e o flagrante crescimento do mercado virtual através de telefonia e
internet, promover a música brasileira, que terá uma diferença de valor de até
35%, de forma a que esta possa fazer frente à música estrangeira, foco
principal deste tipo de consumidor.
4) Revitalizar uma
Indústria."
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