Por: Danilo Macedo e Paulo Victor Chagas.
Fonte e fotos: Agência Brasil.
Fonte e fotos: Agência Brasil.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Laranjeiras, SE (da redação
Itinerante do Blog MUSIBOL)
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27), ao lançar o novo Portal
Brasil, que seu governo quer construir uma “prática sistemática” de ouvir as
ruas. Segundo a Presidência, o portal pretende ser a porta de entrada da
relação entre o cidadão e o governo federal e reunirá informações e serviços de
todos os ministérios. Dilma disse que o portal é um instrumento para o
exercício da cidadania que contribuirá para a melhoria da qualidade dos
serviços e do grau de informação dos cidadãos.
Além do Portal Brasil, a Presidência está criando perfis no Instagram e
no Facebook e a presidenta também voltou hoje a escrever em seu perfil no
Twitter, após quase três anos afastada. “Isso significa que nós queremos
construir uma prática sistemática de ouvir as ruas, ouvir o que querem as
universidades, o que quer a população da cidade e do campo no Brasil, dos
diferentes segmentos sociais e ouvir as redes sociais, ter com elas uma
interação”, disse Dilma.
O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, disse que o
Portal Brasil, assim como o retorno da presidenta Dilma Rousseff ao Twitter e a
criação de perfil da Presidência no Instagram e no Facebook, fazem parte de uma
nova postura do governo. “Pretendemos construir uma relação com a sociedade,
por meio das redes sociais, de forma que ela possa interferir também nas
decisões do governo”.
O coordenador do Gabinete Digital, Valdir Simão, explicou que o Portal
Brasil trará informações e serviços e que a página na internet poderá ser
customizada pelo cidadão de acordo com suas necessidades. Por meio do portal,
será possível obter informações sobre como solicitar documentos pessoais, além
de serviços como a emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais
(Darf), pedido de passaporte, cálculo da Previdência e inscrição no Fundo de
Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com Dilma, uma das razões para a modernização do portal é
reunir informações de vários órgãos governamentais em apenas um canal. “Quem é
múltiplo é o governo. É ele quem tem que criar uma entrada única a esse cidadão
único e se subordinar ao fato que, a partir daí, ele acessa aquilo que ele
quer”, discursou.
O objetivo, de acordo com Valdir Simão, é colocar no portal os serviços
de todos os ministérios do governo. Até o momento, segundo ele, 12 pastas
compartilharam informações com o site e fornecem ao cidadão 583 serviços. “Até
o fim do ano todos os ministérios estarão presentes nesse serviço”, disse
Simão.
Segundo a presidenta, por meio da ferramenta, o cidadão será o
responsável por definir as condições para acessar as informações, que estarão
disponíveis de forma bruta, completa, e também sistematizada por programas do
governo. “Ao tratar o cidadão como uno, estamos reconhecendo e nos curvando de
forma humilde ao reinado do cidadão sobre a questão da informação”, disse.
0 comentários:
Postar um comentário