Por: Mariana Tokarnia. Fonte: Agência Brasil.
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Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação
Itinerante do Blog MUSIBOL)
MEC divulga lista com notas dos cursos avaliados no Enade
O Ministério da Educação divulgou ontem (7) a lista com as
notas dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
(Enade) 2012. É possível conferir o nome da instituição, a nota, a localização,
a categoria administrativa (pública ou privada) e a organização acadêmica
(faculdade, universidade e centro universitário) de cada local onde o curso é
oferecido.
Foram avaliados os cursos de administração, ciências
contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia,
relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores
de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão
financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou
tecnológicos fizeram o exame.
O Conceito Enade - que vai em uma escala com notas até 5
- é obtido a partir dos resultados do
exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação
superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da
instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no
entanto, foram consideradas 6.306 unidades no cálculo, já que uma instituição
pode ter mais de um curso na mesma área.
Entre 2009 e 2012, a proporção de cursos com conceito 3 subiu
de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais
alto, de 1 % para 5,4%. Segundo o Ministério da Educação, as notas a partir de
3 são consideradas satisfatórias. Tanto os cursos das instituições públicas
quanto das privadas tiveram avanço no conceito. Nas públicas, os cursos com
conceito máximo passaram de 4,3% em 2009, para 17% em 2012. Os cursos com nota
4 passaram de 24,5% para 29,8%. Nas privadas, o índice passou de 0,4% dos
cursos com conceito 5 em 2009, para 3,5% em 2012, já os com nota 4 passaram de
7,1% para 17,3%.
O representante do Fórum das Entidades Representativas do
Ensino Superior Particular, Paulo Cardim, diz que a avaliação por si só não
reflete a realidade do ensino no país. Segundo ele, não há uma exigência de
compromisso do estudante com a avaliação, que pode, por exemplo, deixar as
respostas em branco, sem ser punido.
O Enade tem o maior peso na avaliação do curso. O ensino
superior, continua Cardim, deve ser avaliado de acordo com a lei do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) - Lei 10.861/2004 - que
inclui vários aspectos e leva em consideração as especificidades de cada
instituição. Cada um dos aspectos deve ter o mesmo peso, avalia o
representante.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições
Federais de Ensino Superior (Andifes) não se pronunciou sobre o resultado do
Enade. Segundo a assessoria de imprensa da associação, os reitores estão
analisando os dados e devem se reunir amanhã (8) para discutir os resultados.
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